CRO-SE prepara Curso de Atualização em Clínica Odontologia em parceria com Coordenações de Saúde Bucal

11/04/2018

Nesta quarta-feira (11), o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE), Anderson Lessa Siqueira, se reuniu com coordenadores de Saúde Bucal de diversos municípios para propor parceria na realização do XIII Curso de Atualização em Clínica Odontológica. Em sua 13 edição, o Curso se propõe a trazer conteúdos atualizados das diversas especialidades odontológicas, pertinentes às atividades desenvolvidas no cotidiano profissional, sobretudo, nas unidades básicas de saúde. Os expositores conduzem à adoção de boas práticas, discutem ações e propõem melhorias no atendimento odontológico prestado à população.
De acordo com o presidente do CRO-SE, o formato do curso foi reformulado, considerando a comodidade e segurança dos participantes. "As aulas ocorrerão duas vezes ao mês, durante o dia, na sede do próprio Conselho. Mudamos o horário, tendo em vista que a região fica um tanto deserta à noite e, por causa do temor de assaltos na saída, verificamos um grande número de desistentes na última edição", pontuou.
Ainda segundo ele, a parceria das Coordenações está sendo solicitada, para que os profissionais que atuam nos municípios possam ter liberação nos dias de aula. "É importantíssimo que todos compreendam a necessidade do contínuo aprimoramento técnico-científico da classe. Também por isso, pedimos que as coordenações se sintam à vontade para sugerir expositores e temas que contemplem a realidade das Unidades Básicas de Saúde de cada região", explicou.
Entre os temas já previstos para integrar a grade do Curso, estão Odontopediatria; Periodontia; Saúde do Bebê e da Gestante; Urgência na UBS; Terapêutica Medicamentosa; Ortodontia; Câncer de Boca; Laserterapia; Resina Composta; Clareamento Dental; Harmonização Orogacial; Halitose; DTM e Bruxismo; Biossegurança e Ergonomia; Ética e Responsabilidade Profissional na Odontologia; Lentes de Contato; Lesões Cervicais; Odontologia e PSE; Pacientes Especiais; Hepatite, HIV e Tuberculose; Urgência Médica; Odontologia baseada em Evidências; e Hipnose Clínica.
A coordenadora de Saude Bucal de Siriri, Tatiane Luz, ressaltou a importância do curso para os profissionais da Odontologia. "Acho uma excelente ideia. Nos preocupa só a recomendação da Pnab que extingue o dia de estudo para muitos municípios do interior. Temos que nos unir e buscar a viabilidade dessa liberação porque a atualização é, de fato, muito importante", pontuou. Também estiveram presentes representantes dos municípios de Cedro de São João, Pirambu, Pinhão, Rosário do Catete, Carmopolis, N. Sra. do Socorro, São Domingos, Riachao do Dantas, Itaporanga, São Cristóvão, Itabaiana, Cumbe, Japaratuba, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima e Santa Luzia do Itanhy.