Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
CRO-SE e ABO pedem apoio parlamentar para obrigatoriedade da presença de dentistas em UTIs

CRO-SE e ABO pedem apoio parlamentar para obrigatoriedade da presença de dentistas em UTIs

11/05/2018

Para falar sobre a criação de um Projeto de Lei que proponha a obrigatoriedade da presença de cirurgiões-dentistas nos hospitais e da permanência desses profissionais nas equipes hospitalares das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) foi recebido na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) pelo deputado Francisco Gualberto.

O presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira, convidou a Associação Brasileira de Odontologia em Sergipe (ABO/SE) para expor as questões do cotidiano odontológico hospitalar e a necessidade do paciente ter o acompanhamento diário de um cirurgião-dentista para reduzir as infecções respiratórias e o tempo de internação. Os representantes das duas entidades explicaram ao parlamentar que iniciativas similares vêm se concretizando em outroa estados e que, em Brasília, tramita um projeto de Lei do mesmo teor no Senado.

“Ficamos satisfeitos porque o deputado Francisco Gualberto compreendeu a necessidade dessa regulamentação e se colocou como parceiro da Odontologia em prol do avanço que representa a obrigatoriedade da prestação de assistência odontológica a pacientes em regime de internação nos hospitais públicos e privados; e do exercício da Odontologia Hospitalar. Iremos elaborar uma minuta e apresentar a ele”, detalhou Anderson.

O deputado se comprometeu a mobilizar esforços no sentido de buscar a participação do Executivo na propositura. “É preciso que o Executivo tenha conhecimento da importância. Vou programar uma audiência publica sobre o tema, com a participação das entidades envolvidas e depois vou tratar diretamente com o governador Belivaldo Chagas. A priori, peço ao CRO e à ABO um levantamento de quantos profissionais há atuando em ambiente hospitalar na rede pública”, pontuou Gualberto.

Além do deputado Francisco Gualberto e do presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira, participaram da reunião representante da AB, Edvaldo Dória dos Anjos e Thadeu Roriz Silva Cruz, além do seu irmão Ricardo Roriz, ex-prefeito de Santana do São Francisco.