CRO-SE debate o SUS em Seminário de Odontologia na Saúde Pública nesta quinta e sexta

05/06/2018

Nesta quinta e sexta-feira, 07 e 08 de junho, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) realiza a quarta edição do Seminário de Odontologia na Saúde Pública de Sergipe. Este ano, o evento traz como tema principal o debate sobre os caminhos e desafios da Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS), novamente no auditório B, bloco G do campus da Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit).

No dia 07, após o acolhimento, a entrega de material e a abertura do evento, a programação se inicia com a palestra “Odontologia Baseada em Evidências”, com o Prof. Dr. Paulo Saquete (UFS). Às 14h, é a vez do Prof. Dr. Paulo Capel Narvai (USP), que abordará a situação atual do SUS e perspectivas, a nova PNAB e o modelo de atenção à Saúde Bucal. O segundo dia do evento começa com a palestra “Lesões Orais e sua relevância para o clínico: quando diagnosticar, tratar e indicar”, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Cleverson Trento (UFS). Em seguida, o Prof. Dr. Bruno Torres (Unit) conclui o ciclo de palestras, com o tema “Emergências Médicas no atendimento odontológico”.

A programação será encerrada com a apresentação de trabalhos e experiências relativas à temática da Odontologia na Saúde Pública, que irão enriquecer as abordagens. O início está marcado para as 14h da sexta-feira, com premiação prevista para as 17h, no mesmo local. O Movimento Popular de Saúde (MOPS) estará presente oferecendo gratuitamente práticas integrativas e complementares de Saúde, como massoterapia, acupuntura auricular, reflexologia, reiki e fitoterapia.

Devido à grande procura em todas as edições, o Seminário de Odontologia na Saúde Pública já se consolidou no calendário anual de eventos no CRO-SE. As inscrições estão sendo realizadas na secretaria do CRO-SE, localizada na Rua Vila Cristina, 689, bairro São José, ou pelo telefone (79) 3214-3430. Segundo Valéria Quintela, presidente da Comissão de Políticas Públicas do Conselho, a expectativa é que seja um grande evento, já que em 2017, o seminário reuniu cerca de 300 participantes em torno de discussões sobre Humanização e defesa do SUS.

“Nós sentimos que esses debates são de extrema importância para a qualificação do trabalho desenvolvido no SUS. O serviço público ainda absorve boa parte dos profissionais da Odontologia, então é bastante produtivo trocar experiências e conhecer exemplos de boas práticas para aperfeiçoar o serviço, aprendendo a lidar com os desafios e contradições de um sistema tão complexo quanto bonito como é o Sistema Único de Saúde”, concluiu Valéria.

Apoiadores
Além da Unit e do Movimento Popular de Saúde (MOPS), o IV Seminário de Odontologia na Saúde Pública de Sergipe conta com o apoio a Maphre e CB Corretora, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe (Cosemse), Prefeitura de Propriá, Radio UFS FM, Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Infographics, Livraria Escariz, Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP), Zona Alvo, Centurion, Gildo Centro de Beleza, Dental-MED, Odonto Master, Regina Delicatessen, Stima Clube de Beleza e Cacau Confeitaria.