MÊS DO DENTISTA | CRO-SE abre programação com palestra sobre Câncer de Boca e campanha de doação de sangue

06/10/2018

Na última sexta-feira, 05, foi realizada palestra sobre Diagnóstico e Prevenção ao Câncer de Boca. Ministrada pelo Dr. Cristiano Gaujac, a aula fez parte do XIII Curso de Atualização em Clínica Odontológica e abriu oficialmente a programação do Mês do Dentista do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE). Na oportunidade, os presentes também puderam assistir a uma palestra de sensibilização sobre a doação de sangue e de medula óssea pela equipe do Hemose.

A assistente social do Centro de Hemoterapia, Josceline Souza, falou sobre o cadastro voluntário de doadores de medula óssea e sobre a captação de doadores de sangue. "É de suma importância que todos tenham conhecimento da nossa realidade em relação à captação de doadores de sangue. Temos uma demanda muito grande porque, além de atender aos grandes hospitais como o HUSE, atendemos aos municípios. Por dia, nós temos que ter no mínimo 120 bolsas. Mas nossa demanda vai muito além disso. E no caso de medula, é uma a cada cem mil pessoas para encontrar uma pessoa compatível", explicou.

O cirurgião-dentista Manoel Gonçalves foi um dos profissionais que participaram do evento e avaliaram positivamente a iniciativa. "Achei a campanha de doação magnífica. É preciso  que a classe aumente sua conscientização sobre a importância de deixarmos de lado preconceitos e antigas crenças para doar e ajudar o proximo, atentos às demandas atuais", considerou. Sobre a palestra do Câncer de Boca, Manoel considerou de conteúdo enriquecedor. " Cristiano abordou pontos muito importantes e atualizados, e trouxe casos bastante avançados. Ficou muito claro que com a prevenção se diminuem, consideravelmente, os custos e as mutilações no tratamento final. Eu, como atuo na atenção básica e na prevenção, fiquei muito feliz", comentou.

Para o presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Sequeira, o Conselho começou com o pé direito a programação comemorativa. "Teremos mais duas palestras ainda este mês, sobre emergências médicas no atendimento odontológico e clareamento dental, além de ações de Responsabilidade Social, como o projeto Sorrindo no Parque; e atividades de integração, como o Torneio de Futebol. Também será especial o Dia D de doação dos Dentistas, que marcamos para o dia 25 de outubro, Dia Nacional do Cirurgião-Dentista; e o ponto alto da programação, que é a Solenidade de Entrega da Medalha ao Mérito Odontológico, no dia 26. Estamos felizes com a adesão da classe ao nosso mês", detalhou o presidente.