Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
CRO-SE condecora seis homenageados com Medalha de Honra ao Mérito Odontológico

CRO-SE condecora seis homenageados com Medalha de Honra ao Mérito Odontológico

30/10/2018

O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) encerrou a semana do Dia do Dentista com a Solenidade de Entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico, realizada na última sexta-feira, 26, no Sobre as Ondas Espaço de Eventos. Congregando cirurgiões-dentistas atuantes em todo o estado, o evento homenageou personalidades pelas contribuições dadas à Odontologia Sergipana e os profissionais com inscrição remida. A noite também foi de festa, animada pela Banda Club 80.

No seu discurso de abertura, o presidente Anderson Lessa Siqueira parabenizou a todos os presentes e destacou as principais lutas encampadas pelo CRO-SE em prol de avanços na Odontologia. Durante a sua fala, ele deu destaque especial à importância da obediência às leis e normas que regulamentam a profissão. “Temos insistido que todos aqueles que fazem a Odontologia Sergipana sigam o Código de Ética Odontológica e todos os dispositivos legais que nos servem de norte. A lei é o parâmetro possível para mensurar a correção da atuação profissional, evitando a concorrência desleal e o aviltamento da profissão. Aos que fazem questão de seguir os dispositivos legais, portanto, o nosso máximo respeito. Garantimos fazer a nossa parte para honrar sua retidão. Este é o nosso papel fundamental”, pontuou o presidente.

Presente na solenidade, representando o governador Belivaldo Chagas, o secretário de Estado da Saúde, Valberto Lima, deu destaque à importância da Odontologia Hospitalar dentro do serviço público de atenção à saúde. “A gente observa os pacientes no Hospital Cirurgia, por exemplo. Antes de entrar na fila de cirurgia cardíaca, eles têm que passar por um tratamento odontológico. E acredito que isso vai ser inserido no protocolo para todas as cirurgias, porque existe a compreensão da importância do Cirurgião-Dentista para esses pacientes e dentro das UTIs. Então acho que é um caminho sem volta”, comentou o secretário, que também falou sobre a importância dos 12 Centros de Especialidades Odontológicas que prestam serviços à população sergipana.

Homenagens
Foram seis as personalidades condecoradas pelo CRO-SE, pelas contribuições prestadas à Odontologia. No campo científico, os escolhidos pela Comissão da Medalha foram a professora Rosa Maria Viana de Bragança Garcez; e o presidente da Associação Brasileira de Odontologia Secção Sergipe, Edvaldo Dória dos Anjos. Já no campo de atuação política, foram homenageados o Secretário Municipal de Saúde de N. Sra. do Socorro e Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Enock Luiz Ribeiro da Silva; e o presidente do IPESaúde; Christian Oliveira. Na categoria contribuição benemérita, receberam a roseta os ex-conselheiros Isaías Ferraz Macedo e Mary Luciana Almeida Santana.

A professora Rosa Bragança foi a primeira a receber a homenagem, e afirmou ter se sentido lisonjeada diante da escolha do seu nome. “Tudo o que vem é gratidão. Agradeço a todos e, principalmente, à minha família, de onde vem todo o alicerce de valores éticos e morais. Aos meus professores do curso de Odontologia, seus fundadores, responsáveis pela minha formação acadêmica; a todos os meus alunos, ex-alunos e colegas contemporâneos”, disse ela. Também para Edvaldo Dória, a comenda é motivo de felicidade. “Fico muito satisfeito por, entre tantos excelentes profissionais, ser homenageado pelo Conselho. Quando a gente se dedica à Odontologia, ela dá retorno. E essa homenagem é um deles”, afirmou.

Enock Ribeiro fez questão de dividir a homenagem com os profissionais da Odontologia que atuam no município onde atua como secretário de Saúde. “É muito gratificante ser gestor e receber uma homenagem como essa. Divido com os 52 cirurgiões-dentistas que temos em Socorro. Quero externar minha profunda gratidão e parabenizar a todos vocês pela passagem do seu dia”, afirmou.

O presidente do IpeSaúde, Christian Oliveira, também fez questão de agradecer aos profissionais que fazem o Centro de Odontologia, inaugurado na sua gestão, em agosto de 2017. "Eu poderia transferir todo o mérito para Rosana Apolônio e Elmar Aragão, coordenadores do Centro de Odontologia do IpeSaude. Muito me honra ter podido inaugurar uma unidade como essa, resgatando aquele prédio da Praça da Bandeira e transformado numa unidade belíssima, com a parceria gigante desses profissionais. Ao CRO, muito obrigado pela homenagem", comentou.

Ao receber a comenda, o ex-conselheiro Isaías Ferraz Macedo dedicou-a aos seus pais. "Quero agradecer ao Conselho a aos conselheiros, bem como aos funcionários. Tive o privilégio de passar por lá e quero dizer da minha gratidão. Quero agradecer minha família aqui presente e aos meus amigos e, principalmente, dedicar este prêmio aos meus pais. A eles, toda honra e toda glória", disse Isaías.

A também ex-conselheira Mary Luciana direcionou o seu discurso de agradecimento aos colegas da Odontologia. "Essa honrosa homenagem não é só minha, mas de todos os meus colegas que insistem e persistem para fazer Saúde Bucal, tarefa tão difícil no nosso país. Precisamos acreditar e fazer o diferencial na nossa rotina. As dificuldades existem, mas estamos aqui para enfrentar. Fiz parte da primeira gestão desse grupo e quero agradecer a toda a diretoria pelo carinho", concluiu Mary.

Remidos
Após os homenageados, foram convidados, para a entrega do certificado, os profissionais cuja inscrição principal no CRO foi transformada em remida, por nunca terem sofrido qualquer penalidade por infração ética no decorrer de toda a sua vida profissional. Foram eles Sergio Vieira de Melo, Antônio Luiz Rabelo de Almeida, Jadson Protásio Nunes, Antônio Rezende de Almeida, Ednelson Chagas de Menezes e José Carlos Pereira. Para o CD Sergio Vieira de Melo se disse emocionado com a certificação. "Isso realmente emociona, pelo valor simbólico muito grande que tem para mim. Com toda certeza, levarei para o restinho dos meus dias. Agradeço pelo reconhecimento", finalizou.