Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
CRO-SE reúne parceiros para inserir a Saúde Bucal em campanhas preventivas e educativas

CRO-SE reúne parceiros para inserir a Saúde Bucal em campanhas preventivas e educativas

21/05/2019

Na última segunda-feira, 20, a Comissão de Políticas Públicas do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) esteve em reunião com as coordenações de Saúde Bucal dos municípios de Aracaju, Canindé de São Francisco, Estância, N. Sra. do Socorro, Lagarto [que possuem Centros de Especialidades Odontológicas - CEOs municipais]; e Itabaiana [atenção terciária]; além das coordenações dos CEOs estaduais. O objetivo era propor o estabelecimento de parcerias para que campanhas educativas e de prevenção de diversas áreas tenham interface com a saúde bucal.

A comissão apresentou como sugestão o “Maio Amarelo”, que trata dos acidentes de trânsito, que apresentam indicadores elevados por traumas. “Precisamos conscientizar a população sobre as consequências dos acidentes no trânsito em traumas na face, cabeça e pescoço, com atuação do dentista para tratamento”, disse a conselheira Ana Márcia Menezes, integrante da Comissão.

Os representantes do município de Itabaiana se dispuseram a alinhar a inserção do tema na Festa do Caminhoneiro; enquanto os de Estância devem levar a campanha para as comemorações juninas. Já os CEOs estaduais pensaram em abordar o tema nas salas de espera. “Os municípios gostaram muito da ideia e vão discutir com suas equipes as possibilidades de efetivação. Socorro apresentou possíveis ações no CEO, no hospital e no território, em parceria com a SMTT local”, completou Heloisa Nunes, integrante da Comissão.

Na avaliação da conselheira Valeria Quintela, presidente da Comissão, o apoio que o CRO está disponibilizando fortalece a campanha e motiva os profissionais a desenvolverem as ações com a certeza de não estarem sozinhos. “O canal foi aberto e acreditamos que, coletivamente, vamos avançar em muitas frentes, trocando experiências e reproduzindo as ações criativas exitosas de parceiros – algo muito importante em tempos de crise”, analisou Quintela.