Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
Em parceria com o CRO-SE, Saúde de Estância faz campanha de diagnóstico precoce de câncer de boca

Em parceria com o CRO-SE, Saúde de Estância faz campanha de diagnóstico precoce de câncer de boca

31/05/2019

Hábitos simples e saudáveis como boa higiene, não beber, não fumar e visitar o cirurgião-dentista regularmente podem ajudar a reduzir incidência do câncer de boca. Em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE), a secretaria municipal de Saúde de Estância realiza uma campanha importante, com foco na identificação precoce de lesões com malignidade, para modificar positivamente os indicadores epidemiológicos relativos à neoplasia. Para isso, vem intensificando as ações educativas e de avaliação da cavidade bucal dos grupos de risco do município.

Anualmente, durante a Campanha de Imunização contra a Influenza (de 10 de Abril a 31 de maio), as equipes de saúde bucal do município de Estância intensificam as ações de educação em saúde e avaliação da cavidade bucal, sendo todos os cirurgiões-dentistas da rede municipal capacitados para tal. Os exames também são incorporados à rotina dos serviços nas Unidades Básicas de Saúde, em todas as épocas do ano.  Os casos suspeitos são encaminhados para o serviço de cirurgia bucomaxilofacial no Centro de Especialidades Odontológicas do município, onde é realizada a biópsia e posterior encaminhamento dos casos positivos para o tratamento a nível hospitalar.

De acordo com o INCA (2018), o câncer de boca é o quinto mais prevalente em homens acima dos 40 anos e de baixo estrato socioeconômico, sendo a maioria dos casos diagnosticados em estágio tardio. Em 2018, 15 mil novos casos surgiram no Brasil e a estimativa para Sergipe foi 100 casos novos a cada 100 mil habitantes. Segundo a SES, em Sergipe, somente de janeiro a setembro de 2018, foram realizados 1680 atendimentos a pacientes com câncer de boca - um número significativo em comparação à média nacional. O investimento em ações preventivas é fundamental para mudar esse cenário. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.