Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
CRO-SE recebe inscrições para o ‘Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019’, até 31 de julho

CRO-SE recebe inscrições para o ‘Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019’, até 31 de julho

06/06/2019

Até o dia 31 de julho, os municípios que desejam concorrer ao ‘Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019’ devem enviar ofício e a documentação comprobatória ao Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE). O prêmio se destina à valorização dos municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal, incentivando a excelência do atendimento odontológico na rede pública e valorizando os profissionais da Odontologia em âmbito nacional.

A edição 2019 do Prêmio conta com mudanças nas categorias populacionais para fortalecer, ainda mais, a participação de municípios na categoria com menor número de habitantes. Para fins de avaliação, portanto, os municípios serão divididos em nove grupos populacionais distintos, tendo como base demográfica os dados do censo IBGE 2010.

São eles: municípios com até 20.000 habitantes, localizados nas macrorregiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul; municípios com população entre 20.001 a 50.000 habitantes; municípios com população entre 50.001 a 100.000 habitantes; municípios com população entre 100.001 a 500.000 habitantes; e municípios com mais de 500.000 habitantes. 

O CFO expediu a Resolução CFO-205/2019, informando todos os detalhes e aspectos que serão avaliados para concessão do Prêmio, especificando quais os documentos que deverão ser apresentados, a fim de comprovar o cumprimento de cada um dos critérios definidos, e como serão pontuados.

Os critérios de avaliação serão: Financiamento em Saúde, Controle Social, Política Municipal de Saúde Bucal, Assistência Odontológica Básica, Assistência Odontológica Especializada, Promoção de Saúde Bucal, Vigilância em Saúde Bucal, Quadro de Pessoal Odontológico, Remuneração na Atenção Básica, e Educação Permanente. Para cada um deles, o CFO especifica, na Resolução, os documentos que devem ser apresentados pelos municípios concorrentes. 

De acordo com o presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira, através do prêmio, o CFO incentiva os municípios a primar pela boa execução das políticas de Saúde Bucal, e implantar boas práticas de gestão. “É um prêmio que avalia criteriosamente aspectos importantes, que são determinantes para a qualidade do serviço prestado, na ponta, para a  população. Enviamos ofício para todos os municípios, com cópia da Resolução do CFO, informando os detalhes do processo de avaliação, nos colocando à disposição para dúvidas, e informando o prazo de 31 de julho para envio da documentação. Esperamos contar com a adesão do máximo de municípios possível”, conclui o presidente. 

Para tirar dúvidas, os candidatos podem ligar para o CRO-SE, através do telefone (79) 3214-3404; ou enviar e-mail para o endereço eletrônico secretaria@crose.org.br.