Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
CRO-SE inova e realiza edição pioneira do Fórum Jovem Dentista

CRO-SE inova e realiza edição pioneira do Fórum Jovem Dentista

13/08/2019

No último final de semana, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) realizou a primeira edição do Fórum Jovem Dentista. Reunidos em torno do tema “Entrando no mercado de trabalho”, durante toda a sexta-feira (09) e sábado (10), universitários e recém-formados assistiram a uma rica programação de palestras no auditório da Uninassau, sobre assuntos diversos relacionados às diferentes especialidades da Odontologia, inovações e educação financeira. A palestra de abertura foi ministrada pelo secretário geral do Conselho Federal de Odontologia, Claudio Miyake, sobre as novas resoluções do CFO e as mudanças que elas promovem no âmbito da atuação profissional.

Antes de iniciar a abordagem, contudo, ele ressaltou a importância do evento e elogiou a iniciativa da Comissão CRO Jovem, responsável pela organização. “Eu achei excelente a iniciativa, e acredito que ela deva ser replicada no Brasil inteiro, porque os esclarecimentos que este fórum traz, tanto da parte técnica, científica, quanto de tudo o que envolve o trabalho da Odontologia, é fundamental que o Conselho possa oferecer aos estudantes e novos profissionais. Então, a inciativa foi muito válida e eu quero parabenizar a diretoria e a comissão CRO Jovem por essa realização”, disse o conselheiro do CFO, Claudio Miyake.

De acordo com o presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira, a ideia do evento partiu da necessidade não só de orientar os formandos e recém-formados profissionais da Odontologia para o ingresso no mercado de trabalho, mas também de promover sua aproximação com o Conselho Regional de Odontologia. “É preciso que vocês saibam que o CRO é a casa de todos e que está de portas abertas para orientar, auxiliar e dar qualquer suporte que esteja ao nosso alcance. Nosso papel é, portanto, ainda maior que a atividade fiscalizatória – que já é importante o suficiente. Realizamos uma série de atividades de cunho científico, durante todo o ano, capacitações para proporcionar melhorias para os profissionais. Com a criação da Comissão CRO Jovem mostramos esse comprometimento real em acolher e integrar os jovens dentistas, que são o futuro da nossa profissão”, disse o presidente aos presentes.

Aos 20 anos, Michele Carregosa não perdeu nenhuma palestra do Fórum. Acadêmica da Uniages, ela aprovou os assuntos escolhidos para a programação. “Está sendo muito interessante, porque estão sendo abordadas coisas que a gente ainda fica meio perdido. Mesmo quem já sabe que especialização vai fazer, ainda tem muitas dúvidas sobre se vai montar consultório - e se for, como fazer, etc.”, disse. Ainda segundo Michele, a palestra sobre educação financeira lhe chamou a atenção. “Os palestrantes abordaram muitas questões relacionadas à prática deles na clínica, no dia a dia, e isso vem a complementar o que a gente vê na disciplina de gestão financeira, que é nova na nossa grade”, conta a futura cirurgiã-dentista, que já planeja uma especialização em endodontia.

Michele – assim como muitos outros acadêmicos – elogiou a criação de uma comissão específica para atendê-los. “Adorei essa comissão formada só por jovens dentistas. É bom porque normalmente adultos jovens pensam que nem a gente; e na Comissão tem também um grupo de pessoas da mesma faixa etária da gente que trabalhou para pensar todo esse evento. Me senti bem acolhida e contemplada pela escolha de palestrantes com esse foco nos acadêmicos”, pontuou. Também para o acadêmico do 5º período, José Everton Cruz de Andrade, o Fórum trouxe conteúdos que não se vê nas aulas diárias. “Muitas vezes, na faculdade, o assunto é muito programado. Em eventos como esse a gente vê uma abordagem mais prática”, afirmou o estudante, que pretende fazer especialização em Cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial.

Uma das palestras mais aguardadas foi a que trazia a temática da harmonização orofacial, que a cirurgiã-dentista Lavínia Napoli destacou como área que oferece grande oportunidade profissional para os jovens dentistas. Lavínia ressaltou a importância de se entrar no mercado agindo corretamente, se enquadrando aos limites legais estabelecidos para a atuação do CD. “Se vocês fizeram algo que não é permitido, o CRO não tem como proteger vocês. Porque o CRO está lá para proteger a população, mas também para nos orientar", disse. A palestrante também se ateve à importância do estudo contínuo para o aperfeiçoamento profissional. "Não existe sucesso sem trabalho, sem estudo. Se vocês quiserem harmonização, se preocupem em estudar muito e sempre. A harmonização é o que está na crista da onda”.

De aluno para aluno
Mais um aspecto pioneiro da realização do I Fórum Jovem Dentista foi o absoluto envolvimento de acadêmicos no processo organizativo. Segundo o presidente da Comissão CRO Jovem, Tito Marcel, a ideia era que eles estivessem à frente de tudo, elaborando um evento bem direcionado às necessidades que sentem. “O CRO nos deu essa missão e nós buscamos incluir por completo os universitários na organização. Então eles pensaram em cada detalhe e escolheram os temas que seriam mais necessários para sanar suas dúvidas neste momento de transição. Foi um evento realmente feito de aluno para aluno”, explicou Tito.

A acadêmica integrante da Comissão CRO Jovem, Kathleen Michele, conta como foi a experiência de participar da organização do evento. “Foi um imenso desafio. Éramos seis alunos, promovendo um evento pela primeira vez; uma imensa responsabilidade! Foram três meses de reuniões, encontros, acertos e muitas conversas para deixar tudo em ordem, com o mínimo de defeito possível. Fizemos tudo com muito amor, pensando nos nossos colegas. Queríamos que fosse algo que ficasse guardado na memória e que os ajudasse nesse pós-formatura. Com muito esforço e empenho, deu tudo certo. A correria foi grande, mas a gratidão é muito maior, porque a sensação que temos agora é de dever cumprido. Tenho certeza que cada um que participou do Fórum teve grande aproveitamento”, concluiu.

Confira a galeria completa com as fotos do evento.