CORONAVÍRUS | CRO-SE oficia Banese em busca de medidas de superação econômica para o setor produtivo da Odontologia

31/03/2020

O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) oficiou o Banco do Estado de Sergipe – BANESE nesta terça-feira, 31 de março, solicitando um encontro com a Superintendência de Crédito da instituição financeira estadual, para propor medidas de superação econômica à crise do coronavírus para o setor produtivo da Odontologia. O Ofício enviado ao BANESE segue a mesma linha do movimento conjunto realizado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e todos os Conselhos Regionais do Nordeste junto à Sudene e ao BNB.

De acordo com o presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira, as iniciativas foram adotadas diante da preocupação com os impactos decorrentes das medidas de isolamento e paralisação da atividade econômica, diante do quadro de emergência nacional e internacional no âmbito da saúde, em virtude da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em face do crescimento da transmissão do coronavírus – SARS-CoV-2 (COVID-19) no país.

Segundo ele, na reunião solicitada ao Banese, pretende-se discutir, formular e estabelecer um planejamento para a adoção de medidas de suporte econômico aos profissionais liberais, clínicas e serviços de Odontologia, que foram obrigados à suspensão imediata de todos os atendimentos eletivos como forma de contenção do contágio, uma vez que o labor odontológico é exercido por contato físico com o paciente, impactando significativamente toda a Classe.

“Objetivamos a criação de linhas de crédito e capital de giro mais especificas à atual situação, como forma de evitar danos irreparáveis a um setor vital para a saúde da população e parcela econômica substancial de mercado, geradora de empregos, que está sendo diretamente afetada pela paralisação da economia. Essas medidas, sem prejuízo de outras que o Banco possa apresentar, são essenciais, em curto prazo, para recuperação econômica do setor. Esperamos contar com o apoio do Banese”, argumenta o presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira.