Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
Solenidade do Mérito Odontológico promovida pelo CRO-SE celebra Dia do Cirurgião-Dentista com homenagens

Solenidade do Mérito Odontológico promovida pelo CRO-SE celebra Dia do Cirurgião-Dentista com homenagens

27/10/2019

A Odontologia Sergipana celebrou o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, na última sexta-feira, 25 de outubro, em mais uma edição da tradicional Solenidade de Entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico. Promovida pelo Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) no Spaço Nobre, a noite teve como ponto alto as homenagens prestadas a personalidades que prestaram relevantes serviços à Odontologia Sergipana nos campos da Ciência, no Plano Social e Político, e de Contribuição Benemérita.

Após dar as boas-vindas aos presentes e parabenizar os homenageados da noite, o Presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira, destacou a luta do Conselho pelos avanços da Odontologia, em prol da população. “O trabalho sozinho não frutifica. Precisamos trabalhar sempre em parceria com toda a classe, associações, sindicatos, universidades, para que a Odontologia seja cada vez mais dignificada e valorizada em nosso Estado”, disse. O presidente destacou, entre os principais acontecimentos de 2019, os avanços relacionados à Odontologia Hospitalar.

“Os Conselhos de Odontologia têm trabalhado em diversas frentes. Neste ano, tivemos alguns avanços e um dos mais importantes está sendo a luta pela aprovação da obrigatoriedade do atendimento odontológico em ambiente hospitalar. É uma pauta importante para a nossa profissão e, principalmente, para a sociedade brasileira. O CFO e os regionais encamparam uma grande articulação este ano junto às bancadas dos estados. Juntos, conseguimos a aprovação pelo Congresso, mas infelizmente esbarramos no veto presidencial. Ainda assim, temos seguido na luta e, em Sergipe, tivemos um avanço recente, com a leitura em Plenário do PL que indicamos ao deputado Gilmar Carvalho. Aguardamos que seja aprovado, quando seguir para votação”, afirmou o presidente.

Seguindo com as homenagens, a primeira da noite foi para a Universidade Federal de Sergipe – UFS, pelos 50 anos de criação do Curso de Odontologia, responsável pela formação acadêmica de grande parte dos profissionais da odontologia sergipana. O chefe do departamento, Prof. Dr. Cleverson Luciano Trento, recebeu a placa solene e destacou as cinco décadas de existência do curso no Estado. “É uma grande honra para o curso de Odontologia da UFS receber tamanha homenagem pelo CRO-SE. O curso completou 50 anos recentemente e este reconhecimento só vem asseverar o cumprimento do seu papel ao longo da história em Sergipe”, disse o professor-doutor.

Mérito Odontológico
O momento mais esperado da noite foi a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico. Criada em 1995 pelo Conselho Federal de Odontologia –CFO, a honraria é concedida anualmente com o objetivo de estimular e prestigiar os profissionais que somaram esforços para a construção de uma saúde bucal pública de qualidade. Os homenageados na categoria “Contribuição Profissional nos Campos da Ciência” foram as cirurgiãs-dentistas Regiane Amaral, Margarete Almeida e Fátima Melo. Já na categoria “Contribuição Honorífica no Plano do Desempenho Social e Político” receberam a medalha as cirurgiãs-dentistas Saione Cruz Sá e Jackellyny Tavares. A homenagem da categoria “Contribuição Benemérita” deste ano foi para o cirurgião-dentista Martin Mansilla.

Entre os contemplados dos “Campos da Ciência”, a periodontista e professora dra. da UFS, Margarete Almeida - mais conhecida como Margot - dividiu a honraria com a comunidade acadêmica e destacou a importância do magistério em seus agradecimentos. “Estou muito feliz e quero agradecer imensamente ao Conselho pelo reconhecimento do grande papel do professor e pesquisador. Divido esta felicidade com todos os colegas de profissão, pacientes e, principalmente, com a Universidade Federal de Sergipe”.

Ao receber a medalha por sua atuação no “Plano do Desempenho Social e Político”, a cirurgiã-dentista Jackellyny Tavares destacou, em seu discurso, a emoção por estar entre os homenageados de 2019. “Foi uma grande surpresa ter sido convidada a receber esta honraria do Conselho Regional de Odontologia, que já foi entregue a tantas personalidades do nosso Estado. Estou muito feliz e grata, com o sentimento de ter feito um trabalho positivo para a odontologia sergipana”, disse Jackellyny, que atuou como conselheira do CRO-SE de 2015 a 2019.

O cirurgião-dentista Martin Mansilla foi reconhecido por sua “Contribuição Benemérita”. Coordenador do projeto “Dentista do Bem”, em Aracaju, ele é voluntário da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público “Turma do Bem”. “Quero agradecer a toda a diretoria do CRO-SE, que sempre apoiou o nosso projeto, e estendo esta homenagem a todos os dentistas voluntários do ‘Dentista do Bem’, que promovem a possibilidade de tratamento odontológico gratuito a crianças e jovens de baixa renda, entre 11 e 17 anos, gerando também inclusão social através da Odontologia”, destacou.

Certificados e apresentações
Após a entrega das medalhas de honra, foram convidados a receber certificados os cirurgiões-dentistas Maria Helena Lins, José Petrônio Almeida, João Teles de Melo, Maria Leda Fonseca e Diogenes Segundo Oliveira, cujas inscrições principais no CRO foram transformadas em remidas, por nunca terem sofrido qualquer penalidade por infração ética no decorrer de toda a sua vida profissional. A solenidade também homenageou, com a entrega de certificados, os três municípios sergipanos que venceram a etapa estadual do Prêmio CFO de Saúde Bucal – Siriri, Estância e Nossa Senhora do Socorro – este último ganhando destaque, por também vencer o Prêmio nacionalmente, após concorrer com municípios de todo o Brasil com população entre 100.001 e 500.000 habitantes.

Ao longo da noite comemorativa, programação também contou com a apresentação musical surpreendente do acadêmico de Odontologia, Mateus Nogueira, e com a exibição de vídeo com registros de momentos importantes, escolhidos e enviados pelos cirurgiões-dentistas sergipanos, e homenagem aos colegas da Odontologia que se foram em 2019. Ao final da solenidade, o evento foi animado pela Banda Club 80.


|Por Ascom CRO-SE

|Fotos: Priscila Jesus