Sergipe tem dois municípios entre os vencedores do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal

03/12/2019

Pela primeira vez, nove municípios recebem o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, por se destacarem na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. A solenidade de premiação foi realizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) na noite da última quarta-feira, dia 27 de novembro, em Brasília/DF, e reuniu prefeitos, coordenadores municipais de saúde bucal e secretários de saúde dos municípios vencedores em 1ª e 2ª colocação, das nove categorias. É a 11ª edição do Prêmio Nacional. Os municípios sergipanos de Nossa Senhora do Socorro e Siriri foram premiados, e seus representantes estiveram presentes na solenidade juntamente com o conselheiro Erickson Palma Silva, tesoureiro do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE).

A solenidade foi conduzida pelo Vice-Presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge, que enfatizou a importância do reconhecimento e valorização de gestores e profissionais da Odontologia pelo investimento destinado para qualidade da assistência odontológica à população. “Essa edição de 2019 simboliza um marco na história premiação. Além das novas categorias criadas para prestigiar a população mais carente – até 20 mil habitantes, por macrorregião -, tivemos o orgulho de registrar o número recorde de municípios inscritos, que traduz o cumprimento na qualidade dos critérios estabelecidos. É uma grande satisfação presenciar esse momento, como Cirurgião-Dentista, como Autarquia e como cidadão. Parabenizo a todos os Cirurgiões-Dentistas e profissões auxiliares, fundamentais para a excelência na prestação de serviço à população, aos municípios participantes, tanto nas etapas estaduais, quanto na nacional e, principalmente, aos municípios vencedores no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019”, cumprimentou.

A Coordenadora-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Rogéria Cristina Calastro de Azevedo, ressaltou que iniciativas como estas reconhecem boas políticas públicas e incentivam o desenvolvimento de novos projetos e programas de Saúde Bucal no país: “Atualmente, o Brasil conta com 27.283 equipes de saúde bucal e muitas delas podem ter nessas experiências uma referencia para o alcance de ações e serviços inovadores, qualificados, e organizados voltados à população de seu território. Essa premiação é de grande relevância, dando destaque e motivação à atenção primária e, principalmente, para as equipes de saúde bucal de todo o país, valorizando em todo o território nacional os profissionais envolvidos e, sobretudo, fomentando a qualificação da assistência odontológica à população, através do beneficio da cadeira odontológica para ampliação da oferta de serviços. No início dessa semana nós publicamos a Portaria 3.034/2019, que habitou municípios ao recebimento de repasse financeiro federal em R$36,6 milhões para a aquisição de equipamentos odontológicos”.

De acordo com o Prefeito de Nossa Senhora do Socorro/SE, 1º lugar na categoria entre 100.001 e 500.000 habitantes, Padre Inaldo, é motivo de muita felicidade receber o premio do CFO. “Quando nós assumimos a prefeitura em 2017 que nós recebemos as modificações relacionadas à Odontologia. Graças a Deus com a ajuda de alguns deputados do estado e com a sabedoria da nossa equipe, nós conseguimos fazer uma revolução, conseguimos reformar, climatizar e comprar vinte novas cadeiras odontológicas no nosso município e conseguimos motivar nossos servidores. Eu quero agradecer de coração ao secretario e coordenadora. Prefeito sozinho não consegue resolver nada, se o prefeito não tiver uma boa equipe ele não consegue avançar, não consegue trabalhar e nem prestar o melhor serviço á população. Agradeço o reconhecimento do CFO, que vem coroar a nossa dedicação e o serviço. Esse prêmio pra gente pra gente é uma coisa que caiu do céu, todo prefeito aqui sabe que a dificuldade na saúde é gritante, quanto mais nós trabalhos, mais investimos ainda é pouco para a nossa população. E diante dessa dificuldade, receber um prêmio de nível federal é algo gratificante”, acrescentou.

Os municípios vencedores na primeira colocação de cada categoria receberão uma cadeira odontológica, com mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctor para coleta de dejetos através de cuspideira/sugadores e refletor odontológico.

Confira a classificação geral:

Categoria até 20 mil habitantes por macrorregião:

Centro-Oeste
1º lugar – Juscimeira (MT)
2º lugar – Angélica (MS)
3º lugar – Aragoiânia (GO)

Nordeste
1º lugar – Dom Basílio (BA)
2º lugar – Siriri (SE)
3º lugar – Lucrécia (RN)
4º lugar – Jequiá da Praia (AL)
5º lugar – Santa Luzia (PB)