CRO-SE apresenta calendário de atualização científica 2020 a coordenadores de Saúde Bucal dos municípios

20/02/2020

Para estreitar relações e ouvir os profissionais da Odontologia que atuam no serviço público, a diretoria do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) recebeu coordenadores de Saúde Bucal dos municípios, em reunião realizada na última quarta-feira (19). Durante o encontro, representantes de 40 municípios sergipanos puderam conhecer os eventos que já estão previstos pelo CRO-SE para este ano e, principalmente, opinar sobre temas que gostariam de ver inclusos na grade de atualização científica de 2020.

O primeiro dos eventos que constam no calendário do CRO-SE deste ano é o I Simpósio de Odontologia Domiciliar, que acontece no próximo dia 13 de março. Além dele, já têm data definida o VI Seminário de Odontologia na Saúde Pública (04 e 05 de junho); e o II Fórum Jovem Dentista (28 de agosto). De acordo com o presidente Anderson Lessa Siqueira, além de apresentar estes e outros projetos que serão realizados ao longo do ano, o CRO-SE quis pedir a colaboração dos profissionais da Odontologia atuantes nos diversos municípios sergipanos, para que a grade de atualização científica seja montada conforme suas necessidades e expectativas.

“Também convidamos a todos para que participem ativamente das atividades que o Conselho promove ao longo do ano. Esperamos contar com a parceria das gestões municipais, na liberação dos cirurgiões-dentistas para que participem dos eventos em datas específicas e previamente definidas. É necessário que todos tenham a compreensão da enorme importância do papel que cumprem os eventos destinados à capacitação e atualização científica dos profissionais, para a qualificação do serviço prestado à população”, pontuou o presidente Anderson Lessa Siqueira.

Considerando o encontro organizado e produtivo, o coordenador de Saúde Bucal de Itabaiana, Sérgio Correia, sugeriu a realização de discussões sobre a planificação do sistema de informação dos atendimentos de saúde bucal realizados na rede pública de saúde. “Dentre os tópicos sobre cursos, palestras e simpósios, ainda penso que a atenção sobre a esse aspecto é o mais necessário. Tanto nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) quanto nos CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas), temos uma produção ambulatorial generosa, com atendimento clínico e consultas, mas esse quantitativo não condiz com a realidade informada”, defendeu.

Estiveram presentes na reunião, coordenadores de Saúde Bucal dos municípios de Amparo do São Francisco, Aracaju, Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Campo do Brito, Estância, Feira Nova, General Maynard, Graccho Cardoso, Indiaroba, Itabaiana, Itabaianinha, Itaporanga, Laranjeiras, Macambira, Malhador, Maruim, Monte Alegre, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Socorro, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, Rosário do Catete, Salgado, Santa luzia do Itanhy, Santa Rosa de Lima, São Domingos, São Francisco, São Miguel do Aleixo, Simão Dias, Siriri, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba.