CRO-SE realiza Solenidade de Entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico
01/12/2015
O Dia do Dentista [25 de outubro] foi comemorado no melhor estilo pelo Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) na última sexta-feira, 23. Como tradicionalmente acontece há alguns anos, a entidade promoveu uma grande festa para congregar a classe no salão Rainbow Brite, logo após realizar a Solenidade de Entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico. Concedida anualmente pelo Conselho Federal de Odontologia desde 1995, a honraria visa estimular e prestigiar os profissionais das áreas da ciência e da política que somaram esforços para a construção de uma saúde bucal pública de qualidade.
A escolha dos homenageados segue um processo democrático de votação. De acordo com Jakkellyny Tavares, integrante da Comissão da Medalha, os membros elencam profissionais e personalidades que se destacaram quanto às contribuições prestadas à categoria e ao exercício profissional da Odontologia. “Os nomes sugeridos são submetidos à apreciação da Comissão para se chegar à lista final dos homenageados. Não foi uma tarefa fácil, mas ficamos felizes por perceber que muitas são as pessoas que mereceriam ser homenageados”, pontua a conselheira.
Este ano, os três profissionais da Odontologia que receberam a condecoração foram Sonia Maria Alves Novais, Marta Rabello Piva e Luiz Carlos Ferreira da Silva, especialistas nas áreas de Odontopediatria, Patologia Oral e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, respectivamente. Na categoria de Contribuição Honorífica no Plano do Desempenho Social e Político, foram homenageados o Vereador Lucas Aribé por se colocar como interlocutor em apoio a projetos de interesse da Odontologia na Câmara, e o Promotor de Justiça Nilzir Soares Vieira Júnior que, à frente do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde, intermediou uma parceria entre o Ministério Público Estadual e o CRO-SE na realização de fiscalizações.
Durante a solenidade foram homenageados, ainda, Lourdes Beatriz Freitas Oliveira, funcionária do conselho sergipano há quase 30 anos; e o cirurgião-dentista Harildo Déda Gonçalves que, eleito conselheiro do CFO, deixa a gestão do CRO-SE para representar o estado nacionalmente, após ter sido ser tesoureiro e participado de diversas comissões. De acordo com o presidente do CRO-SE Anderson Lessa Siqueira, a medalha é uma forma de agradecer àqueles que prestaram serviços relevantes à Odontologia.
“É um reconhecimento importante que a gente faz ao trabalho das pessoas da área e também àquelas que, mesmo sendo de fora, deram sua colaboração para termos uma Odontologia cada vez melhor no nosso estado. É um dever nosso agradecer a essas pessoas e estimulá-las a continuar trabalhando em prol da população, que é a maior beneficiada com a melhoria dos serviços prestados na saúde”, pontuou o presidente do CRO-SE. Durante a solenidade, também foi apresentado o novo site do Conselho que, até o final de novembro, deve ir ao ar, com novo layout e mais funcionalidades.