Sancionada a Lei que institui a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal

06/01/2016

O ano de 2016 já começou trazendo boas novas para a Odontologia. No apagar das luzes de 2015, em 28 de dezembro, a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei nº 13.230, que institui a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal - uma vitória do CFO/CROs em prol da população brasileira. Em Sergipe, a Semana Municipal de Câncer de Boca é regulamentada desde 2010, com a sanção da Lei Municipal 3.764. Desde então, ações de prevenção e conscientização vêm sendo realizadas anualmente em Aracaju, com apoio do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) e resultados bastante positivos.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) há muito vem se preocupando com as estatísticas da doença no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença mata quase 4 mil pessoas por ano e o CFO está preocupado com a grande incidência. “Essa Lei sancionada foi uma grande vitória de toda a Odontologia, pois agora teremos maior alcance na divulgação das informações e, com certeza, a doença agora vai diminuir. A população precisa ser alertada. O nosso objetivo maior é com a informação e prevenção que vai proporcionar uma melhor saúde bucal com maior qualidade de vida para o cidadão”, afirma o presidente do CFO, Ailton Morilhas.

É consenso que o Cirurgião-Dentista deve ser procurado pela população regularmente, sobretudo quando for detectada, na boca, a presença de qualquer anomalia que persista por mais de sete dias. O diagnóstico precoce da neoplasia possibilita melhores prognósticos. De acordo com o presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira, para que a população tenha consciência da importância da prevenção, é necessário um grande trabalho de divulgação de informações.

“Por essa razão, a sanção presidencial desta lei representa tanto. Uma semana nacional de prevenção ao câncer dá expressividade à importância de se estar atento a esse problema que pode atingir qualquer pessoa, e coloca o assunto em pauta na imprensa e na sociedade”, analisou o presidente do CRO sergipano.

Assim, a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal tem como objetivo estimular ações preventivas e educativas, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atendimento integral a portadores de câncer bucal, apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle da doença que atinge milhares de brasileiros todos os anos, além de difundir os avanços técnico-científicos no tratamento da doença.

Com informações de: CFO