Conselho Regional de Odontologia leva projeto Sorrindo no Parque ao Oratório de Bebé

18/04/2017

Na tarde desta quarta-feira, 19 de abril, 54 crianças do Oratório de Bebé participarão de mais uma edição do projeto Sorrindo no Parque, realizado pelo Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE). Em sua quarta edição, o projeto visa fomentar o desenvolvimento de hábitos saudáveis de saúde bucal, através da educação preventiva. Até agora, mais de 200 crianças já foram beneficiadas, em sua maioria, alunos de Escolas Municipais da capital.

De acordo com o conselheiro do CRO-SE, cirurgião-dentista Erickson Palma Silva, o Oratório de Bebé foi
 escolhido para sediar a ação pelo belo trabalho desenvolvido com crianças de 06 a 14 anos. “A atividade envolverá as crianças da entidade e acadêmicos da Universidade Tiradentes (Unit), discentes da disciplina odontopediatria, que serão os palestrantes e motivadores para educação em saúde bucal, liderados pela professora Mara”, explica.

Os universitários irão orientar a escovação dos pequenos, buscando estimular melhorias nas práticas de higiene bucal, tão importantes para a saúde geral da população. “Entre outras coisas, elas aprenderão que para o nosso bem estar geral, é necessário manter a dentição saudável, porque uma saúde bucal comprometida pode comprometer também o restante do organismo”, explica Erickson.

Para que essa compreensão seja possível, os facilitadores irão explicar às crianças as maneiras corretas para a escovação e prevenção de doenças. “Elas deverão entender a importância da escovação após as refeições, a função da escova, do creme dental e do fio dental na limpeza dos dentes; conhecer a formação dos dentes e os principais ‘vilões’; compreender a importância dos dentes para a alimentação e comunicação, etc.”, detalha o cirurgião-dentista.

O Conselho pretende, com a iniciativa, que através da sensibilização da comunidade se obtenha como resultado a redução dos índices de cáries. Assim como nas edições anteriores do Projeto, o CRO-SE contará com a colaboração do SESC, que disponibilizará os escovódromos; e da Colgate, que fornecerá as escovas e os cremes dentais utilizados. Ao final das atividades, serão doados kits de escovação para as crianças.

*Fotos de edições anteriores