CROs do Nordeste marcam presença na 15ª Conferência Nacional de Saúde
07/12/2015
Durante a 15ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, ocorreram importantes atos em prol de uma saúde pública de qualidade. Entre eles, a Marcha em Defesa do SUS reuniu, na última terça, gente de todo o Brasil reivindicando uma Saúde Bucal como direito de todos, com destaque para a Comissão de Políticas dos Conselhos Regionais de Odontologia do Nordeste, na qual o CRO sergipano foi representado pela integrante da Comissão de Políticas Públicas, Lisandra Lima.
Na quarta-feira, em nova movimentação, o grupo protocolou, com 649 assinaturas, uma moção de repúdio com o seguinte texto: "MOÇÃO REPÚDIO - À ocupação da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (CGSB/MS) por representante dos planos privados e mercantilistas da odontologia, configurando conflitos de interesses entre uma política pública de saúde bucal para todos e a privatização do SUS". Na Plenária final da Conferência Nacional de Saúde, a moção foi aprovada com 92% dos votos.
Na sua rede social, Lisandra afirmou que a militância do SUS é forte e aguerrida. "Cada vez que se ameaça o SUS com mais cortes, mais os trabalhadores e defensores do SUS vão às ruas brigar por mais financiamento. Sempre que os princípios do SUS forem ameaçados, esta militância grita mais alto e diz NÃO às manobras e golpes, NÃO aos interesses privados, SIM à garantia dos direitos e à expansão do SUS com efetivo controle social. Temos que, cada vez mais, ocupar as ruas. Somente venceremos quando a população entender que o SUS é um patrimônio de nosso povo, que é uma poderosa ferramenta de justiça social, mas que está ameaçado e precisa ser defendido. Viva o SUS! Que a 15ª Conferência Nacional de Saúde fortaleça ainda mais nosso SUS público, gratuito, universal e integral!", disse Lisandra Lima.