ANUIDADE 2020 | Sem reajuste pelo 3º ano consecutivo, CFO divulga novo calendário de desconto

18/11/2019

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) divulgou o novo calendário de pagamento da anuidade profissional de 2020, com duas faixas de desconto e sem reajuste pelo terceiro ano consecutivo: desconto de 10% para pagamento da cota única até 31 de janeiro de 2020; desconto de 5% até 28 de fevereiro de 2020; e pagamento sem desconto, de 1º a 31 de março de 2020, com possibilidade de parcelamento em até 5 vezes. As regras e valores da anuidade 2020 foram publicadas no Portal da Transparência da Autarquia, no dia 27 de setembro e no Diário Oficial da União (DOU), em 30 de setembro de 2019, como Decisão CFO nº 35. Quem optar pelo parcelamento, deve solicitar ao CRO até março para que seja sem juros. Sobre solicitações feitas após esse período, incidirá a cobrança de juros e a limitação das parcelas até, no máximo, o mês de dezembro de 2020.

O envio dos boletos com desconto na cota única de 10% será formalizado, estrategicamente, via correio nesta semana – de 18 a 22 de novembro – com o intuito de otimizar o recebimento unificado, até 10 de dezembro. O envio será iniciado no dia 18 aos inscritos na Região Norte, seguido da Região Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, nessa sequência. Ressalta-se com o mesmo boleto o profissional poderá escolher entre as três faixas de desconto para pagamento. É importante informar que serão mantidos os descontos de 30% para recém- formado com até dois anos, para pagamento da cota única até 31 de janeiro de 2019 ou inscrito no decorrer de 2020; e extensão do desconto de 33,33% para todas as inscrições secundárias de pessoas físicas.

Outro diferencial da anuidade 2020 é o regresso ao gerenciador financeiro do Banco do Brasil, que viabiliza facilidades em soluções tecnológicas exclusivas para entidades públicas, com especialização em setor público e registro de grande número de Cirurgiões-Dentistas como correntistas. Ou seja, além da possibilidade de pagamento via boleto e via site do CFO, os profissionais correntistas do Banco do Brasil também podem efetuar o pagamento por meio do aplicativo bancário, a partir do dia 20 de novembro.

O Presidente do CFO, Juliano do Vale, reitera que o não reajuste pelo terceiro ano consecutivo é uma forma de demonstração da responsabilidade dos Conselhos de Odontologia com a categoria e com a profissão. Bem como a busca constante por melhorias na gestão que viabilizem a continuidade do trabalho desenvolvido em defesa da valorização da Odontologia e da proteção da sociedade: “Informamos que o setor financeiro está inteiramente disponível para esclarecer qualquer dúvida referente à anuidade de 2020 – gerfin@cfo.org.br ou (61) 3033-4499 - e reforçamos a nossa confiança em mais um trabalho harmonioso e em conjunto com os Conselhos Regionais”.

O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) reforça, junto aos profissionais inscritos no estado, a importância da manutenção da regularidade do seu registro profissional, mediante pagamento da anuidade. Confira, em detalhes, as opções de parcelamento.

|Com informações de: CFO [Por Michelle Calazans - Ascom]