Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
Dia Mundial da Obesidade | CFO reforça alerta aos Cirurgiões-Dentistas contra epidemia que afeta 2,3 bilhões de pessoas no mundo

Dia Mundial da Obesidade | CFO reforça alerta aos Cirurgiões-Dentistas contra epidemia que afeta 2,3 bilhões de pessoas no mundo

04/03/2020

Neste 4 de março – Dia Mundial da Obesidade – o Conselho Federal de Odontologia (CFO) mobiliza os Cirurgiões-Dentistas para o autocuidado e a prevenção dessa doença crônica que atinge 2.3 bilhões de pessoas no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é considerada um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. No Brasil, mais de 50% da população sofre de obesidade e precisa de tratamento como qualquer outra doença.

O Presidente do CFO, Juliano do Vale, explica que o alerta prevê conscientizar os mais de 333 mil Cirurgiões-Dentistas em todo o Brasil acerca da importância em adotar hábitos saudáveis como prevenção à obesidade. “A nossa rotina profissional exige que fiquemos sentados por longas horas em atendimento odontológico, o que tendência, indiretamente, ao sedentarismo. Por isso, precisamos buscar alternativas que possam combater ações que gerem sobrepeso e, consequentemente, obesidade. Juntos, é possível reverter o cenário mundial em que um a cada oito adultos é obeso”, destacou.

A Cirurgiã-Dentista Beatriz Dantas (CRO AM-CD-2725), que chegou a emagrecer 60 kg, relata que o amor à odontologia foi a principal motivação para cuidar da saúde e mudar de vida. “Recém-formada, aos 22 anos, o excesso de peso, 135 kg na época, provocou cinco hérnias de disco na coluna. O momento foi crucial, pois para continuar exercendo a profissão precisava emagrecer 40 kg. Optei pela cirurgia bariátrica, mas foi por meio do ciclismo, posterior à cirurgia, que consegui eliminar 60 kg e equilibrar a saúde. Com isso, desde 2010 conquistei o título de atleta federada, com vários títulos e participações em regionais e nacionais. Hoje, com mais de 12 anos de profissão e muitas medalhas, consigo conciliar o esporte com alimentação saudável. Se eu tivesse buscado esse estilo de vida saudável no início de tudo, provavelmente a bariátrica não seria necessária, pois ainda hoje sofro sequelas provocadas pela cirurgia como insuficiência de vitaminas, ferro e dificuldade de absorção de proteínas”, contou.

Há cerca de um ano, o Cirurgião-Dentista Vitor Marques Gibran (CRO GO-CD-6169) decidiu adotar novos hábitos saudáveis e recuperar a disposição. “Ao longo dos 23 anos de profissão uma série de situações somam para o ganho de peso, como ansiedade, estresse e outros problemas após a chegada da obesidade, a exemplo de dor crônica nos pés e fadiga. Apesar de jogar tênis durante muito tempo, o sedentarismo já me acompanhava por longa data, acarretando o ganho de 40 kg nos últimos seis anos. Foi exatamente nesse momento, com ajuda de amigos e familiares e, claro, orientação profissional, iniciei um processo de manutenção da saúde, fiz checape geral, regularizei hormônios e taxas, comecei a integrar atividade física à rotina e hoje comemoro o emagrecimento de 15 kg. Todos os dias, reservo uma hora para cuidar da minha saúde. Gradativamente, essa rotina se tornou prazerosa. Já começo o dia com maior disposição. Até a respiração mudou, segundo relato dos próprios pacientes. Essas mudanças refletem na minha rotina de atendimento clínico, no cumprimento da agenda diária. É vida nova”, ressaltou.

Segundo o Personal Trainer Rafael Sena, especialista em Fisiologia e Biomecânica (CREF-DF – 09192), o cuidado com a saúde vai muito além da prática de atividade física, requer atenção diária também no ambiente de trabalho. “A atividade física praticada regularmente – entre cinco ou seis vezes na semana -, propicia diversas melhorias à saúde. No caso dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham sentados grande parte do tempo, melhora o condicionamento físico, fortalece a lombar e a coluna, e alinha a postura. Além disso, é importante evitar ficar muito tempo com a cabeça abaixada, ajustar a cadeira e os equipamentos de forma inteligente, evitando inclusive, a Lesão Por Esforço Repetitivo (LER), termo utilizado para descrever danos e dor que atingem músculos, nervos, ligamentos e tendões. Nesse cuidado, cabe a prática do alongamento no final de cada atendimento clínico, em casos mais longos ou com intervalos de 3 horas. Uma recomendação importante é evitar treinos mais intensos em dias de cirurgias para não atrapalhar o desempenho no atendimento clínico. E, claro, associar essa rotina com uma alimentação saudável”, esclareceu.

O Nutricionista Marcelo Fernandes, especialista em Nutrição Esportiva e Funcional (CRN 13339-DF) explica que a rotina alimentar contribui de forma significativa para a qualidade de vida. “O caminho é mais fácil do que se imagina. O ideal é buscar alimentação rica em frutas, vegetais, carnes magras e fibras. Evitar intervalos longos entre as principais refeições também previne o consumo exagerado de porções. Além disso, profissionais que trabalham sentados têm incidência de inchaço nas pernas, o que pode acarretar em trombose. “Chás de cavalinha, canela e gengibre, que são anti-inflamatórios, têm potencial de melhorar a circulação sanguínea, bem como melancia, melão e pepino são alimentos que contribuem para boa condição cardiovascular. A ingestão regular de água, pelo menos 2 litros diários, também é forte aliada nesse processo. A nova rotina alimentar pode começar substituindo a grandes porções de carboidratos simples por uma maior quantidade de proteínas, vegetais e legumes, os quais conferem maior saciedade ao organismo, mas sem terror nutricional, o consumo de carboidratos é essencial para o bom funcionamento do organismo”, concluiu.

Como esta data remete a diversas ações de combate à obesidade em todo o mundo, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) contribui, em conjunto com os Conselhos Regionais nos estados, a fim de conscientizar os profissionais da odontologia. Neste ano, a World Obesity Federation alterou a data do Dia Mundial da Obesidade de 11 de outubro para 4 de março. O novo Dia Mundial da Obesidade 2020 focará na mudança global sobre histórias que envolvem a obesidade. Entre os pontos sugeridos da Campanha 2020 estão a “tolerância zero” para o estigma do peso, relatórios sobre os desafios econômicos da obesidade – tanto em adultos quanto em crianças e adolescentes.

Clique aqui e confira o mapa da obesidade no Brasil.

 

| Fonte: CFO [Por Michelle Calazans e Camila Melo/Ascom]