Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
PILARES DA ODONTOLOGIA | CRO-SE homenageia a Dra. Elaci Maria Alcântara Machado Cardoso

PILARES DA ODONTOLOGIA | CRO-SE homenageia a Dra. Elaci Maria Alcântara Machado Cardoso

16/03/2020

Na última sexta-feira (13 de março), durante o I Simpósio de Odontologia Domiciliar, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) iniciou a série de homenagens ‘Pilares da Odontologia Sergipana’. O CRO-SE acredita que toda hora é hora de homenagear profissionais que fazem a diferença. Por isso, a cada mês, irá divulgar nomes, apresentando contribuições inspiradoras que merecem ser de conhecimento público. Neste primeiro mês - março, mês da Mulher, a homenageada é a cirurgiã-dentista Elaci Maria Alcântara Machado Cardoso [CROSE 642].

Nascida em 28 de março de 1967 em Aracaju, filha de Paulo Almeida Machado e Maria Alice Alcântara Machado, ela ingressou no curso de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe no ano de 1985, sendo aprovada em 1º lugar. Em 1990, ingressou no Serviço Público Federal, sendo aprovada em 1º lugar para Cirurgiã-Dentista do Instituto Federal de Sergipe - antiga Escola Técnica. É Especialista em Dentística Restauradora pela ABO Sergipe, Habilitada em Laser e em Odontologia Hospitalar, via CFO; é Pós-graduada em Cirurgia Oral e Periodontia pela ABO Minas Gerais; foi estagiária voluntária do Hospital Ermírio de Moraes em SP), ICESP e AC Camargo, na assistência oncológica; participou do III Curso de Educação Continuada na Assistência do Paciente Oncológico do Hospital Sírio Libanês; foi referência Técnica da Odontologia da Oncologia  do HUSE; Cirurgiã-Dentista do IFS; CTBMF da FBHC e CTBMF do HUSE. Atualmente, dedica-se exclusivamente ao atendimento do Paciente Oncológico.

Após receber a homenagem, no início das atividades do turno da tarde do Simpósio, a Dra. Elaci revelou sentir-se lisonjeada. “No ano em que completo 30 anos de formatura, no mês da mulher e do meu aniversário, receber essa homenagem do CROSE me deixa bastante emocionada. A minha vida profissional sempre foi desempenhada concomitantemente em serviço público e privado, dedicando-me igualmente ao paciente, qualquer que fosse sua condição social. A busca constante por novos conhecimentos, o reconhecimento dos meus limites e a certeza de estar fazendo sempre o meu melhor me trazem a tranquilidade de dizer que estou no caminho certo. Ter meu trabalho reconhecido é recompensador. É a certeza que eu precisava para me dedicar ainda mais. É o estímulo para seguir adiante, acolhendo a todos que me procuram e tentando usar tudo q estiver ao meu alcance para devolver a saúde e, acima de tudo, transmitir a importância da Odontologia na saúde e bem estar de todos. Muito obrigada!!”, disse a cirurgiã-dentista.

De acordo com o Dr. Erickson Palma Silva, conselheiro tesoureiro e idealizador da homenagem, a série ‘Pilares da Odontologia’ busca justamente valorizar a trajetória de profissionais que desenvolvem trabalhos admiráveis no nosso Estado. “Nós temos a tradição de homenagear personalidades da Odontologia em outubro, com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico. Mas Sergipe tem tantos colegas com trabalhos inspiradores, que nós entendemos que precisamos fazer esse reconhecimento ao longo de todo o ano – não só no mês do Dentista - e a dra. Elaci foi uma ótima escolha para inaugurar as nossas homenagens”, pontuou.