CRO-SE aciona Ministérios Públicos sobre vacinação de profissionais da Odontologia

05/02/2021

O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) acionou o Ministério Público Estadual sobre a vacinação dos profissionais da Odontologia que prestam serviço no setor público e privado. O presidente e a secretária do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira e Anna Tereza Lima, reuniram-se nesta sexta-feira (05), com o promotor de Justiça, Raimundo Napoleão Ximenes Neto.

Na ocasião, foram pautados os argumentos expostos pelo Conselho junto ao MPE, e em requerimento também protocolado no Ministério Público Federal, destacando que todos profissionais da Odontologia têm trabalhado no atendimento a pacientes suscetíveis à Covid-19, considerando o elevado número de assintomáticos, e no suporte aos demais profissionais de saúde que atuam no contexto da pandemia, inclusive em ambiente hospitalar.

Considerando que o atendimento odontológico expõe os profissionais ao contato direto com a boca dos pacientes e à emissão de aerossóis, o Conselho alegou que foi preciso se reinventar para desempenhar suas funcões de maneira segura, sendo assim, imprescindível a vacinação urgente da classe.

O CRO destacou, também, que o Conselho tem sido proativo na produção de protocolos e materiais orientativos, atuando em sintonia com as diretrizes das autoridades sanitárias.

O Promotor Raimundo Ximenes comprometeu-se a encaminhar o pleito junto aos demais promotores e ao Procurador-Geral de Justiça, e a ficar atento ao avanço das fases do plano de vacinação da Prefeitura Municipal de Aracaju, de modo que a Odontologia também seja contemplada.