Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
CRO-SE e Unit alinham participação de acadêmicos de Odontologia em atividades de extensão

CRO-SE e Unit alinham participação de acadêmicos de Odontologia em atividades de extensão

27/05/2021

Em reunião virtual realizada na última quarta-feira (26), o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) e a Universidade Tiradentes (UNIT) dialogaram sobre a curricularização da extensão universitária no processo formativo de acadêmicos da Odontologia, sobre os quesitos éticos inerentes à profissão, e sobre questões relativas à oferta da Pós-Graduação Lato Sensu, dentro dos padrões exigidos. Participaram da videoconferência o presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira; o vice-presidente de Relações Institucionais da Unit, Saumineo Nascimento; o coordenador de extensão da Universidade, Geraldo Calazans; a coordenadora do Curso de Odontologia da Unit e conselheira do CRO-SE, Guadalupe Sales Ferreira; e o procurador jurídico do Conselho, Gladson Silva Guimarães. 

Na avaliação de Saumineo Nascimento, a reunião foi bastante produtiva. “A Universidade Tiradentes reconhece a importância do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe e a reunião foi para o estreitamento do relacionamento institucional, bem como para a discussão dos desafios que os futuros profissionais de Odontologia terão na sua atuação. A UNIT é a instituição que possui o maior número de estudantes de Odontologia em Sergipe, e realiza um grande trabalho social com os professores e alunos atendendo a comunidade sergipana na saúde bucal”, afirmou. 

Colocando o CRO-SE totalmente à disposição, o presidente Anderson Lessa Siqueira destacou que as portas sempre estarão aberta para os acadêmicos, que são bem-vindos para fortalecer as atividades desenvolvidas pelas Comissões. “O CRO-SE sempre buscou trabalhar lado a lado com as entidades de ensino. Vemos de forma muito positiva o estreitamento dessas parcerias para que, através da extensão, esses acadêmicos possam participar de algumas ações e atividades do CRO-SE, que é uma importante entidade representativa, que norteia a atuação profissional da classe, e com a qual eles irão conviver mais intensamente quando concluírem a graduação”, disse. 

O presidente do CRO-SE destacou, ainda, algumas das atividades do CRO-SE que já contam com a participação de acadêmicos. “Temos a Comissão CRO Jovem que realizou, de maneira pioneira, o 1º Fórum Jovem Dentista; temos o projeto Sorrindo no Parque, que é uma importante ação de responsabilidade social que integra acadêmicos nas orientações de Saúde Bucal a crianças de escolas públicas ou atendidas por entidades socioassistenciais. Temos, ainda os encontros da disciplina de Ética, que sempre acontecem no CRO; a mentoria com alunos de primeiro e segundo períodos; a entrega das carteiras aos alunos recém-formados, etc. Todas as atividades realizadas com a participação dos jovens universitários se tornam uma troca muito enriquecedora, e queremos que eles saibam que o CRO-SE também é a sua casa”, concluiu o presidente Anderson Lessa Siqueira.