CRO-SE empossa Dra. Anna Tereza Lima e nova gestão em concorrida solenidade

21/01/2022

Em concorrida solenidade realizada no Museu da Gente Sergipana, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe empossou, na noite de 18 de janeiro, a nova presidente, Anna Tereza Lima e o Plenário de Conselheiros eleitos para o biênio 2022-2023. O momento marca a primeira vez, em 54 anos, que o Conselho sergipano será presidido por uma mulher.

Reunindo Executivo, Legislativo, Judiciário e comunidade acadêmica, o evento contou com a presença da vice-governadora Eliane Aquino, do vereador presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho Vitale; do vice-presidente do Conselho Federal de Odontologia, Raimundo Nazareno; da Juíza Coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe, Rosa Geane Nascimento; da secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa; do presidente do Colegiado de secretários Municipais de Saúde de Sergipe, Enock Ribeiro, também secretário de Saúde de Socorro; do chefe do departamento de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe, Fábio Martins; e do Dr. Oscar Augusto Ribeiro, representando o Sinodonto; entre outras autoridades representativas da Saúde e organismos de Políticas para as Mulheres.

Aberto com música regional, pela cantora Rebecca Melo e Missinho do Acordeon, e apresentado por Nivaldo Cândido, o evento teve o apoio cultural do Museu da Gente Sergipana e do Instituto Banese. Um vídeo institucional, traçando a sucessão dos ex-presidentes da entidade até o presente mandato, foi apresentado na abertura da solenidade. Também fez parte da programação um momento dedicado ao reconhecimento do trabalho do ex-presidente, Anderson Lessa Siqueira, e do plenário de Conselheiros da sua última gestão. A entrega dos certificados foi feita pelo vice-presidente do CFO, Dr. Raimundo Nazareno.

Para ele, a solenidade demonstrou a credibilidade que o Conselho de Odontologia tem em Sergipe. “Estou muito feliz. Volto para o CFO satisfeito por perceber o respeito que a sociedade sergipana tem pela Odontologia. Uma posse em que vemos os três poderes reunidos, entendendo a relevância dessa profissão, e prestigiando esse momento. A Dra. Anna já estava no sistema há muito tempo, tem experiência e tem cacife. E este momento é importante justamente porque o CRO de Sergipe reflete a população feminina na profissão - em torno de 70% - e aqui temos exatamente sete mulheres entre 10 conselheiros”, disse o vice-presidente do CFO.

A vice-governadora Eliane Aquino prestigiou a Posse, representando o governador Belivaldo Chagas. “Hoje, estar dando posse à Dra. Anna Tereza é uma satisfação enorme, inclusive porque ela está acompanhada por outras seis mulheres. Isso vai fazer uma diferença enorme e tenho certeza de que uma nova historia será construída no Conselho de Odontologia de Sergipe. Vocês que atuam não simplesmente como uma área de saúde, mas cuidando dos sorrisos, que são a manifestação da alegria da alma. Então, em meu nome, em nome do governador Belivaldo Chagas, em nome do Governo do Estado de Sergipe, quero dizer como vocês são importantes para a nossa saúde pública, para o nosso SUS, para o nosso Estado. A gente precisa muito de vocês. Boa sorte, sucesso, e que sejam mulheres as próximas dez gestoras que lhe sucederem”, afirmou a vice-governadora Eliane Aquino, em sua fala.

A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, também destacou a importância do momento. “Além da representatividade, a gente vê como o universo começa a ter um novo formato. É com muita alegria que a gente vem prestigiar e desejar todo sucesso e toda sorte nessa nova empreitada, desse grande time, que está sendo formado em sua maior proporção por mulheres, mas todos imbuídos do mesmo propósito”, disse.

Em discurso emocionado, a Dra. Anna Tereza Lima agradeceu todo o apoio recebido dos seus familiares, ao ex-presidente Anderson Lessa, com quem partilhou a gestão nos últimos quatro mandatos enquanto conselheira-secretária, bem como aos demais conselheiros que contribuíram com o trabalho desenvolvido no CRO nos últimos anos. Ela agradeceu, ainda, a confiança que lhe foi depositada pela classe. “Chegou a hora de a gente mostrar para que veio, e tomar o nosso lugar numa instituição que representa realmente a classe, afinal de contas é pela valorização da Odontologia que a gente luta no nosso Conselho. É uma honra imensa ser a primeira mulher a presidir o CRO-SE em 54 anos de existência. Mas antes de tudo, sou dentista. Conheço os anseios dos meus colegas e as necessidades de Saúde Bucal da população sergipana. Farei o meu melhor para elevar o Conselho do meu Estado e conto com o Plenário de Conselheiros nessa desafiadora missão”.

PLENÁRIO DE CONSELHEIROS
Além da Dra. Anna Tereza Lima na presidência da autarquia, compõem a gestão 2022-2023:
- Valéria Mota Quintela (Conselheira Secretária)
- Erickson Palma Silva (Conselheiro Tesoureiro)
- Ana Márcia Oliveira (Conselheira presidente da Comissão de Tomada de Contas )
- Heloisa Nunes (Conselheira presidente da Comissão de Convênios e Credenciamento)
- José Luiz Góes (Conselheiro membro da comissão de Tomada de Contas e Comissão de Ensino e Pesquisa)
- Juliana Lopes (Conselheira presidente da Comissão de Ética e Legislação)
- Renata Morais (Conselheira Presidente da Comissão de Ensino, Pesquisa, Revista/Jornal)
- Tito Marcel (Conselheiro Membro da Comissão Científica, presidente da Comissão CRO –Jovem)
- Vanessa Hortência (Conselheira Presidente da Comissão de Eventos)

Confira o Registro da Posse: