CRO-SE acolhe e entrega carteiras profissionais a recém-formados da UFS Lagarto

11/02/2022

Na primeira solenidade de acolhimento de recém-formados do ano, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe entregou, na manhã da última quinta-feira (10), as carteiras profissionais de 18 jovens cirurgiões-dentistas que acabam de colar grau pela Universidade Federal de Sergipe – UFS Lagarto. Os novos profissionais receberam manuais de orientação e as carteiras provisórias com suas inscrições principais, o que os habilita ao exercício legal da Odontologia em Sergipe. A carteira tem validade de dois anos, e deve ser substituída pela definitiva quão logo possam anexar o diploma de graduação ao registro no Conselho.

Os recém-formados foram recepcionados pela presidente do CRO-SE, Anna Tereza Lima; pelo conselheiro tesoureiro Erickson Palma Silva; pela conselheira presidente da Comissão de Ética, Juliana Lopes; e pelo conselheiro presidente da Comissão CRO Jovem, Tito Marcel. Todos deram as boas-vindas aos novos profissionais, que se disseram realizados pela conquista. “A Odontologia, hoje, faz parte da minha vida por inteiro. Estou muito feliz por este momento”, disse Edllanckar Siqueira ao receber sua carteira profissional. Para Stephanny Araújo, o momento representa o início de uma nova etapa. “Para mim e para a minha turma, que está aqui presente, esse é o primeiro passo para a realização de um grande sonho”.

Na fala de abertura da solenidade, a presidente Anna Tereza Lima destacou a importância dos profissionais estarem próximos ao CRO e de estarem sempre atentos à valorização da profissão. “É importante que vocês saibam que a Odontologia evolui a cada dia e que sempre devemos buscar aprofundar nossos conhecimentos, sabendo que este é só o início de uma jornada de muito trabalho e que demanda muito esforço e dedicação. Quero aconselhá-los a sempre valorizar nossa atividade, a não aceitar trabalhar em qualquer condição. Que nos portemos diante da nossa nobre Odontologia cientes da importância que ela, de fato, tem”, afirmou a presidente.

Em sua fala de boas-vindas, o Conselheiro tesoureiro  Erickson Palma Silva explicou aos novos profissionais, que o CRO-SE realiza uma programação contínua de atividades voltadas para a  atualização científica da classe. “O Conselho busca assegurar a qualidade da Saúde Bucal prestada à população sergipana, mas nós estamos aqui para tentar ir sempre além dessa função principal, auxiliando os profissionais a se aprimorar cada vez mais. Queremos que vocês participem das atividades do Conselho, que é a Casa da Odontologia sergipana, estando sempre de portas abertas a cada um de vocês”, afirmou.

O Dr. Tito Marcel reforçou para o grupo que o CRO está a postos para quaisquer dúvidas. “Este momento vai além da entrega das carteiras. É um momento realmente de acolhimento. Aqui estamos sempre abertos e disponíveis para prestar as orientações de que vocês precisarem. No segundo semestre, nosso calendário prevê a realização da terceira edição do Fórum Jovem Dentista, que reúne uma grade de conteúdos com o que há de mais recente na odontologia moderna. É um evento que se propõe justamente a dirimir questionamentos que normalmente nos fazemos ao sair da universidade”, destacou.

A Dra. Juliana Lopes aconselhou os novos profissionais à leitura atenta e cuidadosa do Código de Ética Odontológica. “Leiam atentamente este documento, porque ele vai ser essencial para o dia a dia de vocês, tanto na conduta profissional quanto nas questões relativas à publicidade das atividades que vocês começarão a desenvolver. Então se apropriem com cuidado, durmam abraçados ao Código, se for preciso, para que a vida profissional de vocês seja tranquila e livre de intercorrências relacionadas a esses temas. Temos algumas modificações recentes no Código”, disse a Dra. Juliana, que também prestou orientações sobre a substituição das carteiras provisórias pelas definitivas.

Fonte: Ascom CRO-SE (Por Rebecca Melo, jornalista).