CRO-SE realiza primeira edição do Prêmio CRO Mulher e lança campanha de combate à violência

04/03/2022

Neste Mês de Março, que simboliza a luta pelos Direitos da Mulher, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe irá realizar uma série de ações especiais. A primeira delas é o Prêmio CRO Mulher, que irá homenagear, no próximo dia 07 de março (19h), mulheres que dão grandes contribuições à sociedade através do seu trabalho, em diversos campos de atuação.

Para receber o Prêmio, nesta primeira edição, foram escolhidas pela Comissão CRO Mulher cinco homenageadas, que atuam na Odontologia e em outras áreas profissionais, em prol dos direitos da Mulher: a cirurgiã-dentista Lisandra Ferreira de Lima, presidente do Sinodonto; a Auxiliar de Saúde Bucal Sandra Susi dos Santos Lima; a deputada estadual Goretti Reis, Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe; a vereadora Linda Brasil, ativista dos direitos humanos, feminismo, transfeminismo e direitos da população LGBTQIA+; e a advogada Valdilene Martins, ativista dos direitos da Mulher e da população negra.

Na ocasião, além da entrega da honraria, o CRO-SE irá lançar a campanha institucional "Meu Sorriso Ninguém Tira", contra o Assédio e a Importunação Sexual nos Consultórios Odontológicos. De acordo com a presidente do CRO-SE, Anna Tereza Lima, o objetivo é chamar a atenção da classe para a importância do combate à violência contra a mulher. "Sabemos dos índices alarmantes de casos de violência, que chegam ao extremo de tirar vidas de mulheres todos os dias; e também da naturalização que a nossa sociedade ainda faz das mais diversas formas de violência, como o assédio e a importunação sexual, por exemplo. Então queremos alertar profissionais da Odontologia para essa temática, ofertando uma boa dose de informação especializada para que o debate qualificado seja possível, e abrindo o CRO para essa importante discussão, com um canal de suporte que será ofertado pela Comissão CRO Mulher", afirmou.

PROGRAMAÇÃO e APOIO
O evento será aberto com duas palestras. Para falar sobre o “Cenário da Violência Contra a Mulher em Sergipe”, o CRO-SE convidou a Dra. Rosa Geane, Juíza Coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe desde 2019; Membro do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro, integrante dos Fóruns Nacionais da Justiça Protetiva e da Justiça Juvenil, e do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Além da forte atuação no combate à violência contra a Mulher, seu histórico frente às questões da Infância e Juventude, Equidade de Gênero e Raça, lhe rendeu honrarias pela Defesa dos Direitos Humanos, concedidas pelo Senado Federal, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Aracaju, dentre outras.

Na sequência, a Dra. Flávia Elaine Santana Santos realizará uma importante abordagem sobre o tema: “Violência contra a Mulher: Caminhos da Denúncia”. Advogada Criminalista e de Família, a Dra. Flávia é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, e Conselheira Seccional da OAB/SE.

Contando com o apoio da Sicredi e da Comprove Soluções Digitais, o evento será realizado no auditório do CRO-SE, seguindo os protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades. O acesso é gratuito e será possível mediante apresentação do comprovante de vacinação. Para confirmar presença, basta ligar para (79) 3214-3404 ou acessar o whatsapp (79) 98115-4395.