Dia Internacional da Mulher: juntas por igualdade de oportunidades na Odontologia
08/03/2022
“Inspiração, garra e representatividade”. A trajetória histórica das mulheres na Odontologia traduz com precisão esses três pilares na busca por igualdade de direitos e avanços significativos para a valorização da profissão.
Juntas, “elas” somam 72% da categoria odontológica, entre Cirurgiãs-Dentistas, técnicas e auxiliares com inscrição ativa, mais de 420 mil mulheres em pleno exercício profissional no Brasil. O protagonismo feminino se destaca na área técnica, no ambiente acadêmico (pesquisa e ensino) e segue em ascensão em posições de liderança em diversos setores, o que inclui os Conselhos de Odontologia.
Neste 2022, as mulheres estão presentes na composição do Plenário do Conselho Federal de Odontologia e também conduzem, com muita competência e sensibilidade, a presidência dos Conselhos Regionais do Espirito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e no nosso estado de Sergipe.
A presença e a posição estratégica das mulheres na Odontologia contribui, inclusive, como marco mundial de luta feminina por melhores condições de vida e de trabalho, no âmbito social, político e econômico.
Em seu vídeo em homenagem a todas as mulheres da Odontologia Brasileira, o CFO destaca as lideranças femininas nos estados, entre as quais está a presidente do CRO-SE, Anna Tereza Lima, primeira mulher a presidir a entidade, em 54 anos de existência. Confira:
O Presidente do CFO, Juliano do Vale, é incisivo ao afirmar que é uma honra para a categoria vivenciar o aumento da presença de Cirurgiãs-Dentistas em cargos relevantes para a Odontologia Brasileira e Mundial: “Essa data não se restringe somente às homenagens, absolutamente merecidas, mas abrange também uma reflexão coletiva como forma de incentivar, cada vez mais, para que os esforços femininos tenham expressividade nas esferas municipal, estadual e federal, ocupando cargos, posições e mandatos estratégicos para fazer a diferença na Odontologia, na sociedade e na transformação de vidas”.
Por isso, neste 8 de março – Dia Internacional da Mulher – muito além de parabenizar as mulheres, o Sistema Conselhos de Odontologia valoriza e encoraja o aumento da participação feminina, na defesa da valorização e da excelência na atuação profissional, que é um dos desafios de todas e de todos.
|Com informações de: CFO.