CRO-SE e Sinodonto reúnem CDs para alinhar estratégias de ação pelo cumprimento da Lei do Piso

18/03/2022

Na quarta-feira (16), o CRO-SE e o Sinodonto se reuniram com cirurgiões-dentistas, no auditório do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe, para apresentar a estratégia que está sendo adotada conjuntamente pelas duas entidades para buscar o cumprimento da Lei do Piso (nº 3.999/61) pelos municípios.

As presidentes do CRO-SE, Anna Tereza Lima, e do Sinodonto, Lisandra Lima, informaram os profissionais sobre os caminhos que estão sendo adotados e solicitaram o apoio dos colegas para a apresentação dos informes de rendimento ou contracheques para subsidiar o relatório detalhado que será entregue ao Ministério Público Estadual a respeito do panorama salarial dos cirurgiões-dentistas nos municípios (leia aqui matéria anterior).

Na oportunidade, a fala foi aberta para os presentes que solicitaram das entidades o reforço nas ações de incidência política, para sensibilização de parlamentares sobre a importância da elaboração de projetos de lei que estejam mais sintonizados com realidade atual. Nesse sentido, a presidente do CRO informou que, para além das reuniões que já estão sendo realizadas e agendadas com parlamentares, este ano o CRO promoverá novas rodadas de diálogo com candidatos para a entrega de propostas da Odontologia; e reafirmou a importância de cada profissional que tenha acesso a algum parlamentar também possa atuar com esse objetivo.

A conselheira-secretária Valéria Quintela enfatizou a importância da unidade da categoria nessa luta, considerando o objetivo comum; e Lisandra defendeu a ampliação da sindicalização dos profissionais, para que seja possível, conforme entendimento da Justiça Federal, sua representação pelo Sinodonto. As conselheiras presidentes das Comissões de Municípios do CRO, Heloisa Nunes; e de Ensino e Pesquisa, Renata Morais; e o advogado do Sinodonto, Diego Barros, também estiveram presentes.

As informações dos profissionais que atuam nos municípios podem ser enviados ao Sinodonto ou ao CRO, através dos conselheiros, do e-mail secretaria@crose.org.br ou do Whatsapp (79) 98115-4395.