CRO-SE realiza terceira edição do Projeto Sorrindo no Parque nesta quarta

11/12/2015

Dando continuidade às ações de conscientização da população sobre a importância da Saúde Bucal, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) realiza mais uma edição do Projeto Sorrindo no Parque. Desta vez, cerca de 40 crianças do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) participarão de uma manhã educativa e recreativa no Parque da Sementeira nesta quarta-feira, 20 de maio, a partir das 09h. Com o apoio de alguns parceiros, o CRO-SE receberá as crianças juntamente com acadêmicos da disciplina de Odontopediatria, do curso de Odontologia da Universidade Tiradentes (UNIT), para orientar os pequenos sobre a correta escovação, buscando estimular melhorias nas práticas de higiene bucal, tão importantes para a saúde geral da população.

De acordo com o conselheiro do CRO-SE, cirurgião-dentista Erickson Palma Silva, a ação tem como objetivo principal levar as crianças a adquirir, logo cedo, práticas saudáveis de saúde bucal através da educação preventiva. “Entre outras coisas, elas aprenderão que para o nosso bem estar geral, é necessário manter a dentição saudável, porque uma saúde bucal comprometida pode comprometer também o restante do organismo”, explica.

Tendo isso em vista, os facilitadores irão explicar às crianças as maneiras corretas para a escovação, aplicação de flúor e prevenção de doenças. “Elas terão a oportunidade de conhecer a importância da escovação após as refeições; a função da escova, do creme dental e do fio dental na limpeza dos dentes; saber mais sobre a formação dos dentes e os principais ‘vilões’; compreender a importância dos dentes para a alimentação e comunicação, etc”, detalha o cirurgião-dentista.

Com a iniciativa, o Conselho pretende que, através da sensibilização da comunidade, se chegue à redução dos índices de cáries. Para isso, além das atividades de escovação supervisionada, as crianças aprenderão práticas de higiene ao guardar a escova, sendo incentivadas à aquisição de hábitos mais saudáveis. O estímulo às melhorias nas práticas de higiene bucal será realizado, ainda, através de palestras com linguagem de fácil compreensão, para que a construção do conhecimento direcionado à prevenção da cárie e outras doenças bucais aconteça de forma espontânea.

Assim como nas edições anteriores do Projeto, além do apoio da PMA para a cessão do espaço do Parque da Sementeira, o CRO-SE contará com a colaboração de outros parceiros: do GACC que, além de levar os alunos, disponibilizará os escovódromos; da Colgate, que fornecerá escovas e cremes dentais para escovação supervisionada; e da Unit, cujos acadêmicos participarão. Ao final das atividades, as crianças levarão para casa kits de higiene oral.