CRO-SE participa de Assembleia Conjunta do CFO e recebe novo veículo e tablet para a Fiscalização

13/12/2022

O Conselho Regional de Odontologia participou, no dia 30 de novembro, de assembleia conjunta realizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) com os 27 CROs, em Brasília. No Centro de Convenções Brasil 21, o CFO apresentou orientações e diretrizes sobre o Programa Nacional de Fiscalização, que oferece suporte financeiro, tecnológico e legal para os Conselhos Regionais.

Entre as principais razões para a ação, está a crescente oferta de cursos de Odontologia no Brasil, que entrega uma média de 30 mil novos profissionais todos os anos ao mercado de trabalho. Frente a esses dados, a entidade se vê compelida a aumentar a supervisão da profissão em todo o território nacional.

Presidente do CFO, Juliano do Vale, ressaltou a importância da expansão do Programa para os presidentes dos CROs presentes na assembleia. “Estamos com uma série de ações com muito enfoque em planejamento, sendo um pontapé inicial para aproximarmos os Conselhos dos profissionais de Odontologia, em benefício da sociedade e da saúde como um todo”, destacou.

No dia seguinte, a presidente Anna Tereza Lima e o conselheiro tesoureiro Erickson Palma Silva receberam do CFO, para o CRO-SE, um novo veículo e tablet para modernizar a atividade de fiscalização. A solenidade também foi acompanhada pelo ex-presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira, hoje conselheiro federal.

Os recursos para a aquisição dos bens são oriundos do Programa Nacional de Fiscalização, que prevê o planejamento, aferição de resultados e a ação integrada de fiscalização dos CROs com o CFO, além de instrumentos de apoio, para otimizar o trabalho em cada estado.

Um Manual de Fiscalização já vem sendo adotado para a padronização de condutas e otimização do trabalho dos fiscais de todo o país, com mais eficiência e sustentabilidade. Na prática, o Plano visa manter a qualidade do atendimento odontológico à população.