Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
RETROSPECTIVA: 2022, um ano de muitas ações

RETROSPECTIVA: 2022, um ano de muitas ações

10/01/2023

Por Anna Tereza Lima*

Muitas ações marcaram o ano de 2022 no Conselho Regional de Odontologia de Sergipe. Desde a posse da primeira gestão liderada e majoritariamente composta por mulheres em janeiro, até este mês de dezembro, tivemos diversos momentos de integração. Entre eles, destacamos Prêmio CRO Mulher com o lançamento das campanhas Toda Mulher Merece Sorrir e Meu Sorriso Ninguém Tira, o X Torneio de Futebol, a 1ª edição do Café com Sorrisos e a Solenidade de Entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico com inédito Jubileu de Prata, em comemoração ao Dia do Dentista. Tivemos, ainda, o estabelecimento de importantes parcerias para o Clube de Benefícios, buscando ofertar mais descontos e facilidades exclusivas para os nossos inscritos, além de outras ações em prol da classe.

Entre os principais eventos de atualização Científica, tivemos o III Simpósio de Odontologia Domiciliar, a I Gincana de Integração em OPNE, o III Fórum Jovem Dentista e o Seminário de Odontologia na Saúde Pública, além de aulas online transmitidas ao vivo pelo Youtube TV CROSE, e palestras levadas às equipes de Saúde Bucal dos municípios através do projeto “CRO Itinerante”. Além dele, outro importante projeto marcou as ações de interiorização da gestão e diálogo com a classe. Com "o CRO-SE vai até você", os nossos conselheiros percorreram os municípios sergipanos, visitando profissionais da rede pública e privada, orientando, tirando dúvidas, conhecendo seus desafios e colhendo sugestões.

No campo da articulação política, o CRO encampou a importante luta pelo cumprimento da Lei do piso salarial de cirurgiões-dentistas pelos municípios, e intensificou a incidência política junto aos parlamentares do Senado Federal em prol do avanço da lei que estabelece o piso salarial de auxiliares e técnicos em saúde bucal. No período eleitoral, também foram entregues propostas do interesse da Odontologia aos dois candidatos que disputaram o governo de Sergipe no segundo turno. O CRO buscou, ainda, o apoio da presidência da Câmara de Vereadores para a revisão da taxa de vigilância sanitária; e conseguiu, em esfera judicial, o ajuste dos valores de remuneração previstos para profissionais da Odontologia em editais de concursos públicos.

Na integração com instituições de ensino superior, o CRO recepcionou acadêmicos, entregou carteiras profissionais a novos cirurgiões-dentistas, participou de diversas atividades nas universidades e dialogou com representantes de cursos de pós-graduação, para estar cada vez mais próximo deste importante segmento. No campo da articulação institucional, o CRO dialogou com entidades representativas da Odontologia, com representantes de poderes públicos municipais, com o Ministério Público Estadual, a Secretaria Estadual de Saúde e o Tribunal de Justiça de Sergipe.

As ações de valorização da classe, conscientização da sociedade sobre a Odontologia e responsabilidade social também tiveram vez na agenda do CRO-SE. Arrecadações realizadas junto à classe possibilitaram a doação, a entidades beneficentes, de pacotes de leite, fraldas descartáveis e lacres para a troca por cadeiras de rodas. Aa campanha ‘Doe Sangue, Desperte Sorrisos’ levou conselheiros ao Hemose para um dia dedicado à doação de sangue.

Na área da fiscalização, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe encerra o ano contabilizando a realização de 227 fiscalizações em empresas públicas e privadas. Dezesseis interdições éticas foram realizadas em estabelecimentos de atendimento odontológico, e 14 desinterdições. Ao longo do ano, também foram fiscalizados 426 profissionais, entre cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal, auxiliares e técnicos em prótese dentária.

E no final deste ano, o nosso Conselho recebeu do CFO um novo veículo e um tablet para modernizar a atividade, no âmbito do Programa Nacional de Fiscalização. Um Manual de Fiscalização já vem sendo adotado para a padronização de condutas e otimização do trabalho dos fiscais de todo o país, com mais eficiência e sustentabilidade. Também no sentido da melhoria estrutural, o CRO-SE está na fase final de reforma da nossa sede, possibilitando melhores condições de trabalho e de atendimento dos profissionais da Odontologia sergipana.

Que venha 2023 com novas possibilidades e oportunidades de atuação em prol da Saúde Bucal em Sergipe!

*Cirurgiã-Dentista, especialista em Dentística Restauradora, servidora do município de Aracaju, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe. CRO-SE 998.


CLIQUE AQUI E CONFIRA O VÍDEO DA RETROSPECTIVA 2022.