CRO-SE realiza II Meeting HOF SBTI e reúne profissionais em dois dias de programação científica

13/03/2023

No último final de semana (10 e 11 de março), o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) realizou o II Meeting em Harmonização Orofacial SBTI [Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia], em parceria com o Conselho Federal de Odontologia (CFO). O evento reuniu cerca de 130 profissionais em dois dias de uma intensa programação, voltada para a atualização científica da classe, a partir da abordagem de temas relevantes da especialidade, normatizada pela Resolução 198/2019 do CFO, sob a ótica da inovação e da ética.

De acordo com a presidente do CRO-SE, Anna Tereza Lima, o Meeting HOF SBTI já integra o calendário oficial de eventos do Conselho Sergipano. “No último ano, o evento foi realizado de forma pioneira aqui em Sergipe, se expandindo posteriormente por mais nove Conselhos Regionais. A gente entende que, por ser uma área nova, precisa cada vez mais de conhecimento além de aproximar os profissionais dos Conselhos, para que a harmonização seja exercida sempre de forma ética e qualificada. Quero agradecer a parceria do CFO e da SBTI, por confiarem a Sergipe a primeira edição do seu meeting de HOF, que permitiu que chegássemos a esta segunda edição, com uma programação cientifica recheada de grandes palestrantes para abrilhantar nosso evento”, afirmou.

O diretor-secretário do CFO, Claudio Miyake, foi um dos palestrantes do evento, abordando a temática ‘Ética, legislação e perspectivas da Harmonização Orofacial no Brasil’. “É um debate muito importante porque a HOF é a mais nova especialidade da Odontologia, e a que tem maior crescimento. Então é sempre importante o CRO, juntamente com uma entidade de respeito como a SBTI, tratar de assuntos importantes não só para o que foi a história da HOF no Brasil, como também a sua atualidade em relação a perspectivas, novas técnicas e tudo o que existe de possibilidade dentro da HOF, mas principalmente com ética e responsabilidade. Então parabéns ao CRO-SE por promover esse evento tão importante para a Odontologia e para a Harmonização Orofacial”, pontuou o conselheiro federal.

Segundo a dra. Bianca Zambiasi, também conselheira federal, que palestrou no evento sobre ética odontológica nas redes sociais, é muito importante que os Conselhos desenvolvam esse tipo de evento. “É ideal para que a gente possa conversar sobre assuntos tão atuais, e para que a gente possa introduzi-los junto à questão da ética, além de aprofundar conhecimentos sobre essa área tão nova que é a HOF, sempre prezando pelo bem dos nossos pacientes”, destacou.

Para a cirurgiã-dentista Mônica Paixão, professora dra. da Universidade Federal de Sergipe, os conteúdos abordados foram de grande importância para profissionais e acadêmicos. "Sou professora de ética e considerei o Meeting HOF realmente diferenciado, primeiro porque falou sobre a especialidade mais polêmica no Brasil, que todo mundo está querendo fazer; segundo porque trouxe dois membros do CFO para falar sobre ética na profissão, especialmente na HOF. Participei e levei alguns alunos, tanto de Anatomia e Escultura quanto de Odontologia Legal, e todos eles adoraram".

A secretária geral da SBTI, Isabelle Albuquerque, também presidente da Comissão de HOF do CRO-SE, reafirmou a preocupação em oferecer uma programação rica para os participantes do evento. “Estamos muito felizes em reunir professores brilhantes em dois dias intensos de palestras com temas relevantes para desmistificar a HOF. O projeto foi idealizado pela SBTI em parceria com o CFO e, há dois anos, estamos com esses ciclos de palestras para fortalecer a Harmonização Orofacial verdadeira em cada estado, mostrando ao profissional e ao estudante que há como trabalhar brilhantemente na HOF de forma ética, atualizada, utilizando os melhores produtos e realizando os melhores procedimentos. Esse momento também e muito importante para o networking com os profissionais que trabalham na HOF em Sergipe”.

Presente no evento para palestrar sobre opções terapêuticas da região temporal, o dr. João Macedo, sócio-fundador e coordenador geral das Regionais da SBTI, destacou a importância da capacitação dos profissionais. “Esses meetings da SBTI têm a função de difundir cada vez mais a HOF, levando conhecimento para fazer com que tenhamos a melhor formação dos nossos colegas, tendo melhores resultados e prevenindo intercorrências. Parabenizo a todos os envolvidos nesse evento maravilhoso”.

A cirurgiã-dentista Valdinete Melo também esteve entre os mais de 120 profissionais inscritos no evento. Ela comentou sobre a importância do encontro e aprovou a escolha dos temas para compor a programação científica. “O Meeting HOF SBTI de Aracaju está sendo um dos grandes eventos de HOF do Brasil, que não deixa nada a desejar. Gostei demais mesmo. Muito bem organizado, com palestras escolhidas a dedo e palestrantes excelentes. O CRO-SE está de parabéns”, concluiu.

Apoios
Além da parceria com o CFO, o II Meeting HOF SBTI de Sergipe contou com o apoio da GSenne, Cheiro do Brasil, Biancolab, Centro Integrado de Aperfeiçoamento (CIA), By Aninha. Agradecemos publicamente pelo apoio para este evento.