Sessão Solene em homenagem aos 60 anos do Conselho Federal de Odontologia no Plenário da Câmara dos Deputados

11/04/2024

Ao completar seis décadas de história, o CFO celebra nesta terça-feira, 09 de abril, no plenário da Câmara dos Deputados uma trajetória marcada pelo compromisso com a excelência na Odontologia e o bem-estar da população, promovendo diariamente a saúde bucal e garantindo qualidade nos serviços odontológicos prestados.

O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe, claro, marcou presença, representado pela presidente Anna Tereza Lima, pelos conselheiros Erickson Palma Silva, Valéria Mota Quintela e Alisson Almeida, e pelo conselheiro federal por Sergipe, Anderson Lessa Siqueira.

O CFO foi oficialmente criado em 14 de abril de 1964, com a aprovação da lei federal. São 60 anos de fundação do CFO, marco importante para a regulamentação da Odontologia e da profissão dos Cirurgiões-Dentistas no Brasil. Nesta data, resgatamos a origem da missão precípua do Sistema Conselhos, iniciada na década de 60, por meio da Lei nº 4.324/1964.

A sessão solene foi uma propositura dos Deputados, Carlos Henrique Gaguim e Otoni de Paula, contou com a participação da Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Mistério da Saúde, Doralice Severo, o Presidente do CFO, Juliano do Vale, representantes dos Conselhos Regionais de Odontologia de todos os estados do país, o Presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), Ailton Coelho de Ataíde Filho e o Presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Paulo Murilo.

Outair Bastazini filho, representando os CROs na composição da mesa, ressaltou a importância da luta nesses 60 anos de história. “Todos os conselhos lutam pelo piso salarial e ele deve ser aplicado não só para os Cirurgiões-dentistas, mas também, aos técnicos. Vamos continuar lutando e trabalhando pela Odontologia, eu me sinto honrado em pertencer a maior e melhor Odontologia do muno”, afirmou.

O Deputado Carlos Henrique Gaguim reforçou a importância da representatividade da Odontologia dentro do Congresso Nacional. “Vamos lutar juntos para que cada vez mais os profissionais e o Conselho tenham espaço e representatividade dentro da Câmara e juntos lutarmos por uma Odontologia cada vez melhor”, disse.

A Senadora Dorinha Resende, que também participou da sessão solene pontuou a importância de líderes e representes à frente da Odontologia brasileira. “Quero Parabenizar o Conselho Federal de Odontologia por essa justa homenagem aos 60 anos de história. É um grande orgulho para o Tocantins ter um representante como o senhor Juliano do Vale, forte, articulado no fortalecimento, no preparo e no respeito ao desenvolvimento da Odontologia”, elogiou a senadora.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, a solenidade tem como objetivo reforçar a importância da Odontologia na sociedade. “São 60 anos de história, representatividade e união. Quero agradecer a presença de todas as entidades de classe, todos os conselheiros federais e regionais, toda a categoria e população, por lutar e trabalhar junto com o Sistema Conselhos em prol da maior e melhor Odontologia do mundo. Quero ressaltar ainda, o apoio pela luta do piso salarial, que é nosso e que a nossa lei precisa ser cumprida”, pontuou.