CRO-SE alerta para a proximidade do encerramento do prazo para declaração e destinação solidária do Imposto de Renda 2024

28/05/2024

Faltam poucos dias para o encerramento do prazo para declaração do Imposto de Renda 2024. Até o dia 31 de maio é possível declarar dentro do prazo, evitando problemas com a Receita Federal.

No último mês, a presidente do CRO-SE, Anna Tereza Lima, participou de Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Aracaju com o tema “Destinação de parte do Imposto de Renda em prol dos Fundos Municipais que disponibilizam recursos para financiar projetos de grande relevância social”, proposta pelo vereador Ricardo Vasconcelos, com a participação também dos Conselhos Federal e Regional de Contabilidade, da Receita Federal e da OAB/Sergipe.

Diversos órgãos vêm se mobilizando para difundir a informação sobre a possibilidade da destinação solidária. De acordo com a Campanha Destina Sergipe, o imposto de renda solidário pode ser pago pelo cidadão deduzido do imposto a pagar ou sob a forma de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) – limitado a 6% do Imposto Devido sobre a sua renda. Dessa forma, é possível destinar este valor aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa do país, do estado ou do município sem pagar nada a mais por isso.

Informações detalhadas sobre o passo a passo da destinação podem ser conferidas no vídeo explicativo divulgado pelo Governo de Sergipe, que pode ser acessado através do link: https://www.youtube.com/watch?v=r_byBTuTPFg