A Odontologia na prevenção do câncer de cabeça e pescoço

16/07/2024

Neste mês de julho, o Sistema Conselhos evidencia a importância da prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, alertando a população e profissionais para o diagnóstico precoce, capaz de evitar óbitos e minimizar mutilações graves na fala, alimentação, visão, audição, cognição, dentre outras.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registrou mais de 39 mil casos de câncer de cabeça e pescoço em 2023, incluindo os cânceres de cavidade oral, tireoide e laringe.

Diante desses dados, o CFO e os Conselhos Regionais apoiam a campanha “Julho Verde”, que incentiva a disseminação de informação, estimulando a busca por assistência capaz de evitar o agravamento da doença.

É importante destacar que o cirurgião-dentista tem papel essencial na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, visto que os diversos sintomas se manifestam na cavidade oral, na face e na região de orofaringe dos pacientes.