Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
Cirurgiã-dentista sergipana recebe Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional

Cirurgiã-dentista sergipana recebe Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional

13/11/2024

A cirurgiã-dentista Célia Barreto Garcez recebeu, na última terça-feira, 12, a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional. A entrega aconteceu no Centro de Convenções de Brasília, em cerimônia realizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Indicada pelo Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE), a Dra. Célia foi escolhida após análise curricular criteriosa, para receber a honraria pela “contribuição benemérita, na área de doação material e/ou obras odontológicas, altamente significativas para a sociedade, assim como serviços relevantes" (Categoria C).

A Medalha foi instituída pelo CFO com o propósito de reconhecer e premiar os profissionais e personalidades que se destacam pela relevância e contribuição ao desenvolvimento da Odontologia no Brasil. Criada em 1995 e considerada uma das mais altas honrarias da Odontologia brasileira, a comenda simboliza o reconhecimento público pela dedicação e excelência em sua trajetória profissional.

Juntamente com a também cirurgiã-dentista Maria Estefânia de Gutierrez, a Dra. Célia Barreto Garcez desenvolve um relevante trabalho social junto à Comunidade Católica Servos e Servas da Santíssima Trindade, no bairro Santa Maria, onde coloca a Odontologia a serviço de quem mais precisa, em atendimento à população em situação de vulnerabilidade social. Além de coordenar a unidade de atendimento de Saúde na Comunidade, ela é suplente do Conselho Fiscal da Fundação São Lucas.

Após receber a comenda, a cirurgiã-dentista expressou agradecimentos e convidou colegas a se somarem às iniciativas filantrópicas. “Queria agradecer ao CRO-SE por essa oportunidade de tornar visível o nosso trabalho na periferia de Aracaju, e ao CFO por essa homenagem. E gostaria de me colocar disponível para todas as pessoas que desejarem participar dessa obra. Estamos de braços abertos para quem quiser somar para tornar a Odontologia de Sergipe uma referência, em apoio especialmente às populações que têm dificuldade de acesso a serviços de qualidade e especialidades odontológicas”, disse a Dra. Célia Barreto Garcez.

Presente na solenidade, a presidente do CRO-SE, Anna Tereza Lima, prestigiou a profissional sergipana e destacou a importância de exemplos que inspiram como o a Dra. Célia. “Nós ficamos muito orgulhosos por ter uma representante de Sergipe sendo homenageada nacionalmente com a mais alta comenda do CFO, sobretudo pela dedicação do seu trabalho filantrópico, através do qual leva a Odontologia ainda mais para perto da população. Nossa indicação buscou honrar essa iniciativa, que serve de inspiração para todos nós”, pontuou.