CRO-SE realiza ação sobre a importância da Saúde Bucal em Gestantes neste sábado, 07

11/12/2015

Como parte da programação especial elaborada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe realizará uma importante ação voltada para a saúde bucal da gestante e do bebê. Durante todo o dia 07 de março, próximo sábado, cirurgiões-dentistas integrantes da diretoria do CRO-SE e alunos das universidades Tiradentes (Unit) e Federal de Sergipe (UFS) estarão de plantão nos dois shoppings da capital, para passar informações gerais sobre a importância dos cuidados com a higiene oral da mãe e do bebê.

Os stands funcionarão das 10h da manhã às 22h, simultaneamente nos shoppings Riomar (no segundo piso, próximo à Kopenhagen) e Jardins (em frente à Ricardo Eletro). E, durante o dia, aqueles que realizarem a visitação terão acesso a folderes e poderão receber orientações sobre a saúde bucal da gestante e o método correto de escovação de bebês desde os seus primeiros estágios de vida.

Segundo o cirurgião-dentista Erickson Palma, conselheiro do CRO-SE e responsável pela organização do evento, é importante conscientizar a população de que a gestante deve ir ao dentista, tendo em vista que cuidar dos dentes nesse momento favorece o bem estar da mãe e do bebê. “O acompanhamento odontológico da gestante tem como objetivo manter ou recuperar a saúde bucal, além de fornecer informações a respeito dos cuidados com a higiene oral. O tratamento odontológico não prejudica a mãe nem o bebê”, explica o conselheiro.

Outro ponto importante a ser observado é que, quando os hábitos de higiene bucal não acompanham a alteração da rotina alimentar da gestante - que passa a se alimentar mais vezes ao dia -, é favorecido o surgimento de cáries e problemas na gengiva. E o mais grave: as bactérias que desencadeiam as doenças da gengiva também podem contribuir para a ocorrência do parto prematuro e para o baixo peso do bebê.

Ainda de acordo com o cirurgião-dentista Erickson Palma, para evitar que isso ocorra, é preciso realizar de forma correta a higiene oral, para a qual são fundamentais a escovação dos dentes e o uso do fio dental e de antissépticos bucais. “Além disso, a mãe é quem determina e introduz os primeiros hábitos de higiene e alimentação do bebê. Mas é preciso ter muito cuidado, porque a mãe também pode transmitir os microorganismos que causam cárie à criança, através do contato direto, a exemplo do beijo e do uso de objetos contaminados, como colheres”, alerta o Dr. Erickson.

A importância do conhecimento dessas informações pela população foram, segundo o conselheiro, a razão principal pela qual o CRO-SE tomou a iniciativa de deflagrar a campanha, cujo mote é “a saúde do bebê começa pela boca da mãe”. Para realizá-la, o Conselho conta com o apoio da UFS e da Unit, através dos seus alunos e professores; dos Shoppings Riomar e Jardins, que cederam os espaços; e da Prefeitura de Aracaju, que disponibilizará kits de modelagem que servirão de exemplo para os métodos de escovação.