Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
CFO Esclarece: Informações sobre descontinuidade da fabricação de creme dental

CFO Esclarece: Informações sobre descontinuidade da fabricação de creme dental

03/07/2025

Em razão das recentes notícias veiculadas pela imprensa sobre reações alérgicas na cavidade oral de pacientes que fizeram uso de creme dental, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) esclarece que o referido produto teve a fabricação e a comercialização suspensas em todo país. A informação, com forte caráter de utilidade pública, foi enviada à autarquia federal pela Colgate-Palmolive Brasil.

No ofício, a empresa informa que está “descontinuando o creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint”. O fabricante afirmou que o produto “não apresenta problemas de qualidade” e que a decisão foi “incentivada pela investigação conduzida em atenção aos consumidores brasileiros e à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), tendo por objeto os níveis de aromatizantes do produto”.

O comunicado foi enviado em atenção às solicitações de informações feitas à empresa pelo Conselho Federal de Odontologia, em razão dos casos de reação alérgica relatados por consumidores que fizeram uso do produto. O CFO também vinha acompanhando a tramitação do processo aberto pela ANVISA para apuração do tema.

No mês de junho, o fabricante retirou recurso impetrado anteriormente junto à ANVISA e preventivamente manteve suspensa a comercialização do creme dental. Agora, diante da decisão da empresa de realizar, de forma definitiva, a suspensão da fabricação do produto, a ANVISA publicou a Resolução RE número 2.347, de 25 de junho de 2025, em que oficializa a decisão.

No caso de reações alérgicas de produtos odontológicos em geral, o Conselho Federal de Odontologia orienta à população que sejam realizadas a suspensão imediata do uso do produto e comunicação ao fabricante.