CRO-SE realiza mais uma edição do Projeto Sorrindo no Parque nesta quarta, 22.10

11/12/2015

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista [25 de outubro], o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) realiza mais uma edição do Projeto Sorrindo no Parque. Se na edição anterior, promovida em abril, 70 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama Silva puderam participar, nesta edição o alcance foi ampliado: a ação envolverá 150 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Francisco da Silva.

Com o apoio de alguns parceiros, o CRO-SE receberá as crianças na manhã desta quarta-feira, 22 de outubro, a partir das 09h, no Parque da Sementeira, onde acadêmicos da disciplina de Odontopediatria, do curso de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), irão orientar a escovação dos pequenos, buscando estimular melhorias nas práticas de higiene bucal, tão importantes para a saúde geral da população.

O conselheiro do CRO-SE, cirurgião-dentista Erickson Palma Silva, afirma que o objetivo da ação é levar crianças na faixa etária entre 6 e 8 anos a adquirir, logo cedo, práticas saudáveis de saúde bucal, através da educação preventiva. “Entre outras coisas, elas aprenderão que para o nosso bem estar geral, é necessário manter a dentição saudável, porque uma saúde bucal comprometida pode comprometer também o restante do organismo”, explica.

Para que essa compreensão seja possível, os facilitadores irão explicar às crianças as maneiras corretas para a escovação e prevenção de doenças. “Elas deverão entender a importância da escovação após as refeições, bem como a função da escova, do creme dental e do fio dental na limpeza dos dentes; conhecer a formação dos dentes e os principais ‘vilões’; compreender a importância dos dentes para a alimentação e comunicação, etc”, detalha o cirurgião-dentista.

O Conselho pretende, com a iniciativa, que através da sensibilização da comunidade se obtenha como resultado a redução dos índices de cáries. Para isso, além das atividades de escovação supervisionada, as crianças aprenderão práticas de higiene ao guardar a escova, sendo incentivadas à aquisição de hábitos saudáveis por compreender a importância da saúde bucal.  O estímulo às melhorias nas práticas de higiene bucal será realizado, ainda, através de palestras com linguagem de fácil compreensão, para que a construção do conhecimento direcionado à prevenção da cárie e outras doenças bucais aconteça de forma espontânea, e todos se conscientizem da importância de hábitos saudáveis.

Assim como na primeira edição do Projeto, além do apoio da PMA para a cessão do espaço do Parque da Sementeira e liberação das crianças da escola, o CRO-SE contará com a colaboração do SESC, que disponibilizará escovas de dente e escovódromos; da Colgate, que fornecerá os cremes dentais utilizados; e da UFS, cujos acadêmicos participarão. Ao final das atividades, serão doados kits de escovação para as crianças.