CRO-SE promove uma manhã de sorrisos no Parque da Sementeira

11/12/2015

Em uma manhã de aprendizado e recreação, 70 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama participaram do projeto Sorrindo no Parque, promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) ontem, 25, no Parque da Sementeira. A ação contou com a participação dos acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Tiradentes (Unit), que ministraram uma mini palestra para as crianças e, por meio da escovação supervisionada, puderam conscientizá-los sobre a importância das boas práticas de saúde bucal para o bem estar geral.

Com linguagem direcionada ao público infantil, os facilitadores abordaram as maneiras corretas para a escovação e prevenção de doenças, a necessidade da escovação após as refeições; as funções da escova, do creme dental e do fio dental na limpeza dos dentes; e a importância dos dentes para a alimentação e comunicação. A proposta do Conselho era que, através da sensibilização da comunidade, a ação promovesse a redução dos índices de cáries. É o que afirma a cirurgiã-dentista Anna Tereza Andrade, conselheira do CRO-SE.

“Promovemos esta ação pensando em trazer as crianças para participar de uma manhã recreativa, em que pudessem aprender mais sobre saúde bucal, sobre prevenção e sobre como escovar os dentes. Tudo isso de uma forma mais tranquila e lúdica, tirando eles do ambiente da sala de aula e fazendo-os vivenciar uma programação diferenciada. A faixa etária foi escolhida entre 6 e 7 anos porque o hábito da escovação e as boas práticas precisam ser adquiridos desde cedo”, explicou Anna Tereza.

De acordo com ela, o convite foi feito aos acadêmicos com a finalidade de integrá-los à comunidade, e há previsão de novas ações similares. “Além de realizar a fiscalização do exercício profissional, o Conselho busca realizar ações sociais como esta para valorizar a Odontologia e proporcionar a participação dos futuros profissionais para integrá-los com a sociedade. Com certeza faremos outras edições do projeto”, pontuou a Conselheira.

Professora da disciplina de Estágio Infantil, Milena Andrade Araújo ressaltou a importância da orientação profissional para as crianças. “Muitas vezes elas não têm orientações como essas no dia a dia, e qualquer forma de incentivo à prevenção da cárie é muito valorosa. Uma das nossas grandes preocupações é fazer com que os alunos tenham contato com a comunidade, porque que é com a comunidade que a maioria deles vai trabalhar. Assim, eles começam a desenvolver essa consciência social”, opinou.

A aluna do 7º período do curso de Odontologia, Sandrielle Benevides, destacou também a utilidade da aplicação prática da teoria aprendida nas salas de aula. “A gente vê muita coisa na teoria e até aplica no consultório da universidade, mas quando envolve a sociedade é diferente. Além de ganharmos em aprendizado, a experiência nos leva a ficar mais preparados para exercer a Odontologia quando estivermos formados”, afirmou a universitária.

Para realização do Projeto, o CRO-SE contou, ainda, com o apoio do SESC, que disponibilizou os escovódromos e as escovas para a prática supervisionada; da Colgate, que deu os cremes dentais utilizados; da Imperial, que forneceu água mineral para os participantes; e da PMA, que liberou os alunos e cedeu o espaço do Parque. Ao final das atividades, as crianças receberam kits de escovação.