Presidente do CRO-SE representa a classe em homenagem da Secretaria de Estado da Saúde

01/12/2015

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE), Anderson Lessa Siqueira, representou a entidade na Solenidade Comemorativa do Dia do Dentista, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde na terça-feira, 03 de novembro, com a finalidade de mostrar a importância do trabalho destes profissionais para a melhoria das condições de saúde bucal da população.

Após o início da solenidade, foi composta uma mesa de abertura, da qual fizeram parte o secretário de Estado da Saúde, José Macedo Sobral; o presidente CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira; o prefeito de Canindé de São Francisco, Heleno Silva; o secretário de Saúde de Canindé, Enoque Luiz; o diretor-presidente da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia (FBHC), Gilberto dos Santos; e o presidente do Sinodonto, Marcos Luís Macedo Santana. Também esteve presente o diretor DAIS/SES, João dos Santos Lima Jr.

Durante a sua fala, o Dr. Anderson Lessa Siqueira parabenizou a classe, ressaltando as conquistas buscadas pelo conselho sergipano em prol da melhoria do atendimento ao público em todos os municípios do estado, e ressaltou a importância da solenidade. “É fundamental que o Estado reconheça o trabalho de uma classe tão importante para a saúde da sociedade. Uma classe que precisa se unir em busca de melhorias nas condições salariais e de trabalho, bem como de valorização”, comentou o presidente do conselho, que parabenizou ainda o município de Canindé de São Francisco pela conquista do Prêmio Brasil Sorridente, entregue pelos conselhos Federal e Regional no último dia 15 de outubro.

Homenagem
A SES aproveitou o momento para fazer a entrega de troféus aos profissionais que contribuíram para o fortalecimento da saúde bucal em Sergipe. Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, destacou a importância da homenagem. “Esse momento valoriza e qualifica o Estado, Municípios e os profissionais que a receberam a homenagem. O momento teve como meta reunir a categoria, mostrar que o Estado está disposto a contribuir, mesmo com o momento de dificuldades financeiras, na qualificação da oferta dos serviços em saúde bucal e também para mostrar as  estratégias visam o bem-estar da população. Isso tem sido destaque nacional, reconhecido pelo Ministério da Saúde”, afirmou.

O Dr. Anderson Lessa fez a entrega do troféu à professora Ignez Aurora, uma das profissionais homenageadas por terem contribuído para o fortalecimento da saúde bucal em Sergipe. Também foi homenageado o cirurgião-dentista José Augusto da Silva, que considerou a celebração como um importante passo para o fortalecimento das ações da categoria. “Não podemos esquecer de prestar homenagens aos grandes intelectuais que contribuíram para o fortalecimento  da Odontologia no estado de Sergipe. O apoio das equipes em saúde tem contribuído para fortalecer a categoria e ampliar a assistência. E essa homenagem é uma comprovação destas ações”, declarou.

Balanço
A SES também apresentou um balanço das ações da Política no âmbito da saúde bucal em Sergipe. A Referência Técnica em Saúde Bucal da SES, Guadalupe Ferreira, mencionou os avanços que o estado tem conquistado em prol da assistência odontológica. “Atualmente Sergipe dispõe de 408 equipes de saúde bucal, que estão presentes nos 75 municípios, e apresenta uma cobertura saúde bucal de cerca de 72% da população.  Nossa meta é qualificar as ofertas e o acesso em todos os níveis de atenção em saúde.  Dispositivos como Telessaúde e Central de Regulação servem para  unificar a rede de atenção em saúde bucal e garantir a assistência, cada vez mais, qualificada ao usuário”, destacou Guadalupe.

Segundo ela, outro avanço importante no serviço de saúde bucal em Sergipe são os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) Estaduais. “Sergipe é pioneiro neste tipo de iniciativa. Estrategicamente posicionados, eles têm ofertas regionais e ofertam assistência odontológica qualificada aos usuários do SUS”, finalizou Guadalupe Ferreira.

Com informações de: SES
Fotos: SES