CRO-SE debate Odontologia no Sistema Público de Saúde

01/12/2015

Os profissionais da Odontologia sergipana mais uma vez lotaram o auditório do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) para falar sobre Saúde Pública. No último dia 30 de outubro, uma palestra com o Dr. Marco Antônio Manfredini encerrou a programação do Mês do Dentista, com o tema “A Odontologia no Sistema Público de Saúde - entender para atuar”. Vindo do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP), o Dr. Manfredini é presidente da Comissão de Políticas Públicas de Saúde do Conselho Federal de Odontologia (CFO), e veio a Sergipe dar uma importante contribuição para os debates nesse sentido.

O público presente foi composto, em sua maioria, por coordenadores de saúde bucal e responsáveis técnicos dos municípios, mas havia também cirurgiões-dentistas que atuam na rede pública e técnicos de saúde bucal. A Dra. Marcilene Pereira, que atua na coordenação de saúde bucal e na atenção básica de Nossa Senhora das Dores participou do evento com mais quatro profissionais do município. Para ela, a questão da Saúde Pública deve ser cada vez mais discutida, para que os profissionais que nela atuam possam se apropriar da sua ‘linguagem’, diferente da encontrada nos consultórios de atendimento privado.

“Achei a palestra muito importante e muito pertinente, principalmente para que os profissionais que atuam na atenção básica tenham maior facilidade para compreender as questões próprias do setor público, como demandas, organização do serviço, etc. Então a fala do Dr. Manfredini nos possibilitou boas reflexões, porque hoje já vemos mudanças, mas precisamos cada vez mais nos inserir nessas discussões e ver a categoria ser valorizada. Se o setor público é o que mais absorve os profissionais da área, quanto mais discutirmos e tivermos propriedade para trabalhar, melhor”, pontua a Dra. Marcilene.

Ainda aproveitando a presença do Dr. Manfredini em Aracaju, a Comissão de Políticas Públicas do CRO/SE realizou uma reunião com ele após a palestra, objetivando discutir o papel das comissões de políticas públicas dos Conselhos Regionais, suas implicações e propostas de atuação. “Discutimos sobre a atual conjuntura das políticas de saúde bucal, quais ações podem ser tomadas em conjunto com outros CROs (principalmente as comissões do nordeste pelas semelhanças regionais), fortalecimento da Odontologia e valorização dos profissionais perante as instituições e órgãos governamentais”, conta a Dra. Valéria Quintela, integrante da Comissão.

Durante a reunião, os participantes discutiram, ainda, sobre a necessidade da inserção da comissão de políticas públicas nos debates que envolvam decisões voltadas para a Odontologia no serviço público. Nesse sentido, o Dr. Manfredini citou o incentivo e apoio à criação de um fórum de discussão permanente entre o Conselho Regional, todas as instâncias governamentais e categoria profissional, para o fortalecimento e reconhecimento da importância do papel da Odontologia no serviço público.

“Além da conscientização dos profissionais como atores em todo esse processo, é preciso união da categoria para que a Odontologia seja valorizada por gestores e usuários”, pontuou ele. Estavam presentes na reunião também, as demais integrantes da Comissão de Políticas públicas do CRO/SE, as cirurgiãs-dentistas Nara Oliveira (presidente da comissão), Carla Regina Barros, Guadalupe Sales, Ana Claudia Baladelli e Mirian Passos Brandão.