Funesa forma 187 técnicos em Saúde Bucal

11/12/2015

Em uma tarde festiva, o curso de Técnicos em Saúde Bucal (TSB) foi oficialmente encerrado nesta sexta-feira, 03, com a solenidade de formatura dos 187 alunos. O evento aconteceu em um salão de festas da capital e reuniu parentes e amigos dos formandos. Todos os concludentes atuam em equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) de unidades de Saúde de todo o Estado.

A solenidade de formatura contou com a presença da coordenadora estadual em Saúde Bucal, Rosana Apolônio, que representou a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos.

"É um momento histórico para a Saúde Bucal pelo grande volume de profissionais de nível médio formados.  A Secretaria junto com a Funesa fez uma aposta na melhoria da qualidade de vida, tanto dos usuários, quanto dos profissionais. Esses profissionais estão se qualificando dentro da área de atuação deles e hoje juntam a teoria com a prática e isso gera uma melhoria na oferta de serviço prestado ao usuário", afirmou Rosana Apolônio.

Participaram também da solenidade, a secretária da Saúde do município de Brejo Grande, Valquíria da Silva, representante dos Conselhos Estaduais de Saúde, e Anderson Lessa Siqueira, representante do Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Esta foi a primeira turma de TSB formada pela Escola Técnica em Saúde do SUS (ETSUS), ligada à Fundação Estadual de Saúde (Funesa). "O curso de 1.500 horas foi descentralizado e totalmente presencial. As aulas aconteceram nos 14 pólos regionais de Saúde do Estado, atingindo todos os municípios sergipanos", informou a coordenadora do curso, Teresa Mônica Leite Fraga.

A técnica em saúde bucal recém-formada, Polyana Almeida de Santana, é da cidade de Divina Pastora. Para ela, a formação tem um sabor de vitória compartilhada pela família, mas especialmente pelo filho caçula. Ela descobriu que estava grávida quando começou o curso que foi interrompido apenas por quatro meses após o nascimento do pequeno Yudi. "Ele vinha comigo assistir às aulas porque precisava dar a mama à ele", disse a jovem que recebeu o seu primeiro diploma.

O coordenador da ETSUS em Sergipe, Alexsandro Augusto Reis, destacou o empenho das alunas e disse que o curso e a solenidade de encerramento atendem às expectativas dos estudantes, da equipe da Escola e da Funesa.

"Nosso objetivo é qualificar profissionais do SUS para que prestem os cuidados e serviços sempre com muita eficiência. O curso de TSB é o primeiro realizado pela ETSUS. Em 2013 foram realizados os cursos de Prevenção à Morte Materna e Neonatal, destinados a trabalhadores de maternidades públicas, e o de Aperfeiçoamento à Saúde do Idoso, com encerramento marcado para o próximo mês de fevereiro", enfatiza.

Para a diretora geral da Fundação Estadual de Saúde, Cláudia Menezes dos Santos, o curso legitima o exercício da atividade que já era exercida na prática pelos formandos nas Unidades de Saúde da Família. "O curso possibilita uma capacitação aprofundada e o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Saúde e do Conselho Regional de Odontologia. Em 2013, a Funesa capacitou mais de 8 mil profissionais da rede SUS no Estado por meio de cursos de educação permanente, educação profissional e pós-graduação", destacou a diretora.

As irmãs Elenice e Edjane Alves já atuam em consultórios odontológicos há mais de 10 anos. "É um reforço importante ao conhecimento adquirido em todos esses anos de prática", disse Edjane. "Esse curso significa o crescimento na área", complementou Elenice.

As duas formandas levaram a família para assistir à solenidade de colação de grau. A mãe das jovens, Elza Teixeira Lima Nascimento, disse que é um estímulo prosseguir nos estudos e um conhecimento a mais. Ainda este ano, as duas irmãs receberão outro diploma. Edjane, o de Serviço Social, e Elenice, o de História. "Não vamos parar. Esse curso técnico me impulsionou a seguir na área de saúde e, quem sabe, não faça futuramente o curso de Enfermagem", falou Edjane.

Fonte: Ascom SES
Foto da capa: Lelê Teles