CRO-SE apoia campanha preventiva contra traumas de face por acidentes de trânsito

11/12/2015

A Campanha de Conscientização contra Traumas na Face por Acidentes de Trânsito ocorre neste sábado, 14 de dezembro, quando duas blitzes serão realizadas em Aracaju. Na ocasião, panfletos serão distribuídos a motoristas. “Observamos que cerca de 60% desses acidentes são ligados à junção de álcool e direção no trânsito”, disse Edvaldo Dórea, coordenador da campanha em Sergipe e Alagoas. Aracaju é a primeira cidade do Nordeste em que a campanha acontece, segundo Dórea. “Para prevenir, a gente está com o apoio à Lei Seca em todo o Brasil, em parceria com o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial”, falou.

O evento já ocorreu em cidades maiores, como o Rio de Janeiro e São Paulo, e ocorre em diversos municípios ao mesmo tempo. Esta é a primeira edição do programa. Em Aracaju, a atividade contará com o apoio de cerca de 60 alunos da disciplina “Cirurgia traumatológica buco-maxilar-facial” em um projeto de extensão da Universidade Tiradentes (Unit), onde Dórea é professor. Alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da mesma cadeira, também participarão do evento.

Por que direção e face?

Edvaldo Dórea afirma que o trauma facial está muito ligado à direção porque o rosto é projetado no painel do veículo em caso de batidas; quanto aos motoqueiros, as consequências são advindas da falta de uso de capacete. “Houve um déficit nesse tipo de acidente quando foi aprovada a legislação tornando obrigatório o uso do cinto de segurança; agora, houve outro decréscimo com a Lei Seca”, disse o professor.

O coordenador destaca que são cinco os fatores que podem prevenir esses traumas. Além do uso do cinto e não beber antes de dirigir, o uso de capacete (no caso dos condutores de moto), evitar falar ao celular enquanto dirige e a preferência por veículos com airbag são condições essenciais para evitar maiores problemas.

A Rotary Aracaju/Jardins, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a Unit também têm participado da organização; a Concorde Veículos, a empresa Torre e a Secretaria Municipal de Turismo têm prestado apoio. O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) também apoia a iniciativa.

Fonte: www.jornaldacidade.net