CRO-SE entrega Prêmio Brasil Sorridente em Pedrinhas

11/01/2016

Na manhã desta segunda-feira, 11 de janeiro, o município de Pedrinhas recebeu, dos Conselhos Federal e Regional de Odontologia de Sergipe (CFO e CRO-SE), a quantia de 1.500 kits de escovação, em solenidade realizada na Clínica de Saúde da Família Odilon José Alves. Patrocinados pela Colgate, os kits são o resultado do IX Prêmio Brasil Sorridente, do qual o município de Pedrinhas foi o terceiro melhor município sergipano classificado, na categoria de até 50 mil habitantes, obedecendo a critérios de gestão.

O evento reuniu parte da população do município e servidores da prefeitura municipal, além do Prefeito José Antônio Silva Alves, conhecido como "Zé de Bá"; do secretário municipal de Saúde, Ivan Almeida; e parte do secretariado. Durante as falas, as cirurgiãs-dentistas Adriana Souza, Larissa Dalvo e Ludmilla Santana foram reconhecidas pelo bom trabalho por elas desenvolvido, conseguindo preencher os requisitos do prêmio, e também dos seus auxiliares em saúde bucal. As autoridades que se fizeram uso da palavra também parabenizaram a iniciativa do CFO em promover o Prêmio, e a atuação do CRO/SE, cujo presidente Anderson Lessa Siqueira esteve presente para realizar a entrega.

Em sua fala, o presidente o CRO sergipano ressaltou a preocupação da gestão municipal em manter as equipes alinhadas no desenvolvimento de boas no serviço público municipal, e parabenizou pelo alcance da pontuação. “Esse prêmio é decorrente do comprometimento dos profissionais. Aproveitamos a ocasião para observar o consultório odontológico e vimos nele mais um motivo para parabenizar a gestão municipal, que está providenciando materiais para a utilização do raio-X na própria CSF, e adequando outras necessidades de manutenção. O Prêmio Brasil Sorridente é realizado pelo CFO e nós, do CRO-SE estamos agraciados por entregar os kits ao município. Com certeza eles facilitarão o desenvolvimento das atividades e a população será bastante beneficiada”, pontuou Anderson Lessa Siqueira.

Para aferir pontuação aos concorrentes ao Prêmio, a comissão julgadora avalia critérios estabelecidos na Resolução CFO-124/2013. Dentro do critério “financiamento em saúde”, por exemplo, o município é pontuado tomando por base o percentual de contrapartida municipal no financiamento em saúde para o primeiro semestre do ano. Na área de “controle social”, são avaliadas a legislação de criação do Conselho Municipal de Saúde, bem como a sua composição paritária e atividade. A coordenação municipal de saúde bucal, por sua vez, deve ser exercida por cirurgião-dentista. E a assistência odontológica básica é pontuada com base nos números de equipes da estratégia de saúde da família (ESF) e de equipes de saúde bucal (ESB).

O prêmio avalia, ainda, se o município possui uma rede de assistência odontológica especializada, se possui atividade comprovada na promoção de saúde bucal; se realiza ações voltadas para a prevenção e detecção do câncer de boca, bem como a existência de sistema regional ou municipal de vigilância sanitária da fluoretação das águas de abastecimento público. A desprecarização do atendimento e a remuneração dos profissionais também são analisadas e pontuadas. O prêmio leva em conta, ainda, se o município possui uma política pública de formação permanente ou continuada da equipe de saúde bucal.