Entidades da Odontologia somam esforços no combate à ilegalidade
13/01/2016
Representantes das entidades odontológicas de Sergipe reuniram-se na sede do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) na manhã desta quarta-feira, 13 de janeiro, para planejar ações articuladas e conjuntas que beneficiem a categoria. Em foco, o combate ao exercício ilegal, não só por parte dos chamados ‘charlatães’, mas também acadêmicos; ou auxiliares e técnicos em saúde bucal realizando a manutenção de aparelhos ortodônticos irregularmente.
Outra questão amplamente debatida na reunião foi relativa aos atrasos dos vencimentos dos servidores públicos, recorrente em diversos municípios sergipanos – assunto debatido anteriormente com entidades representativas de outras classes profissionais, para elaborar ação conjunta em defesa das respectivas categorias (leia aqui). As necessidades dos órgãos foram explicitadas e sugestões abordadas e, devido ao êxito do encontro, os representantes acordaram com a sua realização periódica, a fim de propiciar maior cooperação da classe em ações integradas.
“A convocação foi uma iniciativa do CRO-SE, com a finalidade de estreitar os vínculos com os órgãos inerentes à Odontologia. Sabemos que a interação é de suma importância para a valorização e fortalecimento da classe”, pontuou o presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira.
De acordo com ele, durante a reunião surgiram sugestões diversas para coibir as práticas ilegais no estado, bem como verificar a conduta das universidades perante a constatação do crime (tipificado no art. 282 do Código Penal). “Faremos campanhas de conscientização nas academias e diretamente junto à sociedade, expondo as possíveis consequências do exercício ilegal e da propaganda irregular”, anunciou Siqueira.
Além do presidente e dos conselheiros do CRO-SE Guilherme Macedo, Erickson Palma Silva, Carla Barros, Mirian Passos Brandão, Anna Tereza Andrade e Jakellyny Gomes Tavares, estiveram presentes Marcos Luís Macedo, presidente do Sinodonto; Vânia Santana; presidente da ABOR/SE; José Carlos Pereira, presidente da ABO/SE; Adriano Augusto Mendonça, coordenador do curso e Odontologia da UFS - São Cristóvão; Antônio Carlos Marqueti, coordenador do curso na UFS – Lagarto; e Simone Garcez, coordenadora do curso na Unit.