Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
Dia do Dentista: Conselho Regional de Odontologia alerta sobre importância da Saúde Bucal

Dia do Dentista: Conselho Regional de Odontologia alerta sobre importância da Saúde Bucal

01/12/2015

No próximo domingo, 25 de outubro, se comemora o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista. Para celebrar, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) realiza, na noite desta sexta-feira, 23, a Solenidade de Entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico, para homenagear profissionais da área e pessoas públicas que contribuíram com a Odontologia, como o Vereador Lucas Aribé e o promotor de Justiça Nilzir Vieira Júnior. O evento é o ponto alto da programação especial elaborada pela entidade para promover o aperfeiçoamento dos profissionais através de palestras e cursos, e a integração da classe por meio de eventos sociais e torneios esportivos.

A data comemorativa, instituída em alusão ao 25 de outubro de 1884, quando  foram  criados os primeiros cursos de graduação em Odontologia do Brasil, também é o momento em que CRO/SE e profissionais da área aproveitam para alertar a população sobre a importância de se manter em dia a saúde bucal, e de se começar o trabalho preventivo ainda na infância. Ainda que a adoção de maior cuidado com a higiene oral tenha tido um salto positivo nos últimos anos, estatísticas apontam que 45% da população brasileira ainda não têm acesso a tratamento dentário – déficit que só deve ser reduzido dentro de um período estimado entre dez e 15 anos.

Um levantamento recente publicado pelo Journal of Dental Research revela que entre 60% e 90% das crianças e quase 100% dos adultos em todo o mundo têm cárie; um terço da população global de 65 a 74 anos é completamente desdentada; e de 15% a 20% dos adultos de meia-idade sofrem de doença periodontal severa. Utilizando dados do Estudo de Carga de Doença Global de 2010, os pesquisadores constataram que problemas bucais afetam 3,9 bilhões de pessoas, sendo cáries em dentes permanentes a condição mais frequente no mundo, com prevalência de 35% em todas as faixas etárias.

Segundo o presidente do CRO/SE, Anderson Lessa Siqueira, o aumento dos níveis de conscientização da população sobre a importância da saúde bucal é notório, porém, ainda há muitos o que caminhar. “Mesmo sendo o Brasil um País com mais de 200 milhões de habitantes, ainda existem muitas pessoas que não têm acesso ao trabalho de educação e preservação da própria saúde, principalmente a bucal, como, por exemplo, manutenção da arcada dentária, prevenção de doenças que acabam ocasionando a perda dos dentes, e, consequentemente, prejudicam a qualidade de vida”, explica.

E considerando que uma série de doenças graves [inclusive cardíacas] podem ter origem na cavidade oral, especialistas dão algumas dicas para ajudar a população a preservar sua saúde sistêmica. Entre elas se destacam a visita ao dentista a cada seis meses; a manutenção de uma alimentação saudável e rica em cálcio; a utilização de escovas que alcancem os dentes do fundo e de fio dental antes da escovação; a limpeza dos dentes dos bebês com cotonete, gaze ou ponta de fralda umedecida, para evitar cáries que podem aparecer nos primeiros dentes; e a escovação sempre após as refeições, pois os restos alimentares transformam-se em ácidos que podem destruir o esmalte.