CRO-SE repudia redução de plantões odontológicos no Nestor Piva

25/02/2016

Em ofício enviado ao prefeito de Aracaju, João Alves Filho, e ao secretário municipal de saúde, Luciano Paz, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) manifestou repúdio à redução dos plantões odontológicos do Hospital Nestor Piva, cuja urgência odontológica, a partir do próximo mês, funcionará apenas nos finais de semana [sexta a domingo] e nos feriados.

Considerando a medida como um retrocesso deplorável, o CRO-SE afirma que a decisão representa descaso com a assistência odontológica, dificulta o acesso da sociedade ao atendimento de urgência, desrespeita e desvaloriza os profissionais da Odontologia ao ignorar a importância dos procedimentos odontológicos para a saúde.

O Conselho alega que a medida sobrecarregará ainda mais os atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde, destinados à atenção básica - incluindo a prevenção e promoção de campanhas educativas. “O município já possui um déficit de profissionais na referida área, em virtude da delonga para realização de um concurso público”, pontuou o presidente do Conselho, Anderson Lessa Siqueira.

De acordo com ele, o Hospital Nestor Piva recebe os casos emergenciais, como dores agudas, infecções na gengiva e osso, hemorragias após cirurgias ou acidentes, traumatismos dentais e drenagem de abcessos. “Por essa razão, considera-se impraticável a inclusão destes procedimentos na atenção básica, o que os limitaria a horários restritos”, explicou o presidente do CRO-SE.

A entidade considera que a sociedade é a maior prejudicada com a determinação e garante que, caso a municipalidade não considere os argumentos apresentados e reverta a decisão, o CRO-SE acionará o Ministério Público, no sentido de garantir a defesa dos direitos tanto dos profissionais quanto dos pacientes, no que se refere ao acesso a um atendimento odontológico de qualidade.

Foto: Jadilson Simões