Dia Mundial da Saúde alerta sobre Diabetes
08/04/2016
Neste 07 de abril se comemora o Dia Mundial da Saúde. Por entender a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social - e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou a data em 1948, com a intenção de alertar a população anualmente sobre a necessidade e as melhores formas de se promover os devidos cuidados.
Em 2016, o tema escolhido pela OMS foi “diabetes”, doença crônica caracterizada pela não produção de insulina pelo corpo ou pelo não emprego adequado da insulina que produz. De acordo com da Sociedade Brasileira de Diabetes, hoje, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes no Brasil, o que representa 6,9% da população. E o número só cresce.
Os profissionais a Odontologia fazem o alerta à população: pacientes com diabetes devem redobrar os cuidados com a sua saúde bucal. Pesquisas revelam que pessoas com Diabetes apresentam um maior índice de problemas como gengivite (doenças da gengiva) e periodontite (doença gengival avançada com perdas ósseas). Da mesma forma, as doenças da gengiva podem afetar a Diabetes, aumentando a glicemia do paciente.
Os especialistas indicam, portanto, que os portadores de Diabetes façam o controle periódico da doença; mantenham uma boa higienização com fio dental; se usarem dentaduras, devem retirá-las para higienizar diariamente; não fumem; visitem o cirurgião-dentista regularmente, e lhe comuniquem sobre seu estado de saúde e os remédios que fazem parte de sua rotina.
Para o presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira, o Dia Mundial da Saúde tem grande relevância, tendo em vista a necessidade de informar a população sobre os riscos causados por problemas na cavidade oral. “Se a data é promovida para conscientizar a população sobre a importância da atenção à saúde e o tema deste ano é a diabetes, nada mais importante do que mostrarmos à população o quanto uma boa saúde bucal pode ser determinante para o seu quadro de saúde geral. É necessário ficar sempre atento e, sobretudo, prevenir, visitando o dentista regularmente”, recomendou o presidente.
Com informações de: www.cfo.org.br