I Simpósio de Odontologia Hospitalar tem início nesta quinta-feira

15/06/2016

Tem início nesta quinta-feira, 16 de junho, o I Simpósio de Odontologia Hospitalar. Com a proposta de promover uma abordagem multiprofissional, o evento acontece até o próximo sábado, dia 18, e reunirá acadêmicos e profissionais de diversas áreas da Saúde no Quality Hotel, com apoio do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) e do Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas de Sergipe (Sinodonto).

A Odontologia Hospitalar compreende o conjunto de cuidados das alterações bucais que exigem intervenções de equipes multidisciplinares no atendimento de alta complexidade ao paciente. A avaliação odontológica pode determinar a necessidade e o tempo apropriado de intervenções que venham a diminuir riscos futuros, e, a adequação bucal pode alterar positivamente o desfecho clínico, minimizando fatores que possam influenciar negativamente o tratamento sistêmico.

Segundo o presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-SE, Erickson Palma Silva, a atuação de profissionais habilitados junto a pacientes internados em hospitais ou em regime de atendimento e de internação domiciliar é tão importante que teve sua necessidade reconhecida em outubro de 2013, através da aprovação do projeto de Lei (PLC) 34/201. “Quando este PCL for sancionado, os hospitais públicos e privados serão obrigados a manter profissionais de Odontologia para a prestação de cuidados de saúde bucal a esses pacientes”, pontua Erickson.

Precisam de cuidados odontológicos especialmente pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI), que ficam muito tempo incapacitados para realizar a própria higiene bucal. “O mais preocupante é que a falta de higiene adequada propicia o surgimento de infecções da cavidade oral e do trato respiratório, ocasionando ou agravando quadros diversos, inclusive de pneumonias severas”, explica o cirurgião-dentista. A atuação do cirurgião-dentista na UTI leva à redução de até 30% dessas infecções.

O cirurgião buco maxilo facial, José Augusto Santos da Silva, que faz parte da organização do evento, ressalta que a importância do evento se dá também por promover a discussão da odontologia hospitalar sob a perspectiva de profissionais e diferentes áreas. “No ambiente hospitalar, essas equipes multiprofissionais atendem pacientes críticos. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais atuam em conjunto e, portanto, abordarão a questão considerando os indivíduos devem ser tratados de maneira integral, para reduzir o tempo de internamento, os riscos e os gastos, ocasionando a liberação de mais leitos para os pacientes que necessitam”, conclui.