CRO-SE e profissionais da Odontologia fazem mobilização nesta quinta-feira
03/08/2016
Nesta quarta-feira, 04 de agosto, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE), entidades e profissionais da Odontologia sergipana realizarão, às 07h30, uma grande mobilização em frente ao Núcleo do Ministério da Saúde em Sergipe [Rua Lagarto s/n, em frente à Oi], contra a extinção da Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Na última semana, o então ocupante do cargo de coordenador, Ademir Fratric Bacic, teve sua exoneração publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União, suscitando a preocupação de entidades da Odontologia de todo o país com a posterior - e já anunciada - supressão do cargo, que oferece iminentes prejuízos à Política Nacional de Saúde Bucal.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) considera que a possível extinção da Coordenação Nacional de Saúde Bucal implicará na redução de investimentos no setor e na consequente perda dos avanços conquistados pelo Brasil Sorridente. “Acreditamos que é de suma importância a manutenção da referida Coordenação, para que a mesma possa exercer de forma independente, centralizada e interfederada, o papel de responsável pelas ações de saúde bucal no país. O momento da Odontologia brasileira pede avanços e não retrocessos”, disse a entidade, em comunicado.
Também para o Conselho sergipano, partícipe ativo da luta contra a extinção através da sua Comissão de Políticas Públicas, a mudança significará uma grande perda para a categoria, devido ao seu papel fundamental na pauta e efetiva coordenação das políticas públicas de Saúde Bucal no Brasil. “O CRO-SE vê a medida como um grande retrocesso, que deslegitima uma conquista da categoria; um direito já adquirido pelos profissionais da Odontologia de todo o país. Não podemos e não iremos nos omitir diante de um risco tão evidente. O Ministério da Saúde não pode deixar de ouvir os profissionais da Odontologia de um país inteiro”, pontuou o presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira.
E para que as reivindicações cheguem a Brasília com mais força, o CRO-SE e outras entidades reuniram-se com a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, na manhã da última terça. A secretária colocou-se à disposição na luta pela permanência da coordenação, reconhecendo sua importância vital para a Política Nacional de Saúde Bucal, e se propôs a acionar o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS). O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe (COSEMS) também será oficiado pelo CRO-SE, para que acione o seu Conselho Nacional (CONASEMS), com o objetivo de agendar audiência com o Ministro da Saúde.
Para os organizadores da mobilização sergipana, a extinção da Coordenação de Saúde Bucal é um sinal claro de descaso com a Odontologia, a Saúde Pública e o SUS. “A Coordenação de Saúde Bucal é o destino das nossas inquietações e diálogos e o meio de propostas e conquistas junto ao Ministério da Saúde. Sua extinção significa que perderemos espaço entre as demais demandas de saúde. Como resposta, faremos essa manifestação amanhã, quando trajaremos camisas pretas, em luto pelo retrocesso anunciado pelo governo. Na ocasião, entregaremos ao representante de Ministério da Saúde, o Manifesto contra a extinção do cargo de coordenador geral de Saúde Bucal. Precisamos de mobilização”, diz a comissão organizadora.